O Tesouro da Sua Majestade (HM) no Reino Unido emitiu um documento que explica uma série de propostas dirigidas à comunidade crypto. Com a consulta, o Tesouro dá inicio a uma “abordagem regulatória às criptomoedas e moedas estáveis” após a turbulência do Brexit.
Segundo o anúncio anúncio oficial, a consulta visa principalmente stablecoins para captar investimentos. O Tesouro espera recolher ideias da “indústria de criptomoedas e das partes interessadas” até 21 de março de 2021. Em 2018, o governo britânico lançou uma força-tarefa entre autoridades para avaliar o impacto de um “mercado de criptomoedas em rápido desenvolvimento” na economia.
Com esta motivação, o Tesouro quer “garantir que a sua estrutura regulatória esteja equipada para aproveitar os benefícios das novas tecnologias, apoiando a inovação e a concorrência, enquanto mitiga os riscos e a estabilidade para os consumidores”.
O Tesouro explica no documento por que se focou especialmente em moedas estáveis após o lançamento da força-tarefa:
Dois anos depois, a paisagem está a mudar rapidamente. As chamados moedas estáveis podem abrir caminho para pagamentos mais rápidos e baratos, tornando mais fácil para as pessoas pagarem por coisas ou armazenar seu dinheiro. Também há evidências crescentes de que a DLT pode trazer benefícios significativos para os mercados de capitais, mudando fundamentalmente a forma como operam.
O governo continua a monitorar o mercado de criptomoedas para definir uma abordagem regulatória ‘adequada’
De acordo com o documento, assinado por John Glen, Secretário Econômico do Tesouro do Reino Unido, esta abordagem marca o “primeiro estágio no nosso processo consultivo” com a indústria de criptomoedas. Eles também desejam identificar “onde está o risco mais sério”, enfatizando a importância de uma abordagem orientada ao risco para a regulamentação.
O governo continuará a monitorar activamente os riscos novos e emergentes à medida que este mercado amadurece. Estaremos prontos para tomar outras medidas regulatórias para garantir que o mercado esteja a funcionar para as pessoas e empresas que nele operam.
John Glen – Secretário Econômico do Tesouro do Reino Unido
De recordar que nesta segunda-feira, a Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido alertou os investidores sobre o investimento em criptomoedas de alto risco e o aumento de golpes relacionados ao sector
LEIA TAMBÉM
O Preço de Ethereum Volta Para Menos de US $ 1.100
Bitcoin Sob Novas e Fortes Medidas Restritivas no Reino Unido