Etoro, uma plataforma de negociação e investimento, alertou seus clientes para se prepararem para possíveis limitações em suas ordens de compra no próximo fim de semana. A empresa diz que pode ser forçada a tomar essa e outras medidas se ocorrer o aumento previsto e sem precedentes na demanda por criptomoedas.
Demanda Sem Precedentes e Liquidez Limitada
O alerta da empresa israelense segue sua contenção da “capacidade dos investidores europeus de negociar criptomoedas na margem” na semana passada. A empresa teria tomado essa decisão em “resposta aos riscos crescentes no mercado”.
O aviso da Etoro, que implica que a demanda dos clientes por criptomoedas continua alta, chega menos de uma semana depois que o preço do BTC despencou mais de 20% em menos de 48 horas. Essa queda fez com que o valor de todo o mercado de criptomoedas caísse de mais de US $ 1,1 trilhão para US $ 854 bilhões. Enquanto isso, este recente BTC queda do ocorreu logo após a criptografia estabelecer um novo máximo histórico (ATH) de mais de $ 41.900.
Ainda assim, em seu comunicado, a Etoro sugere que a demanda por bitcoin e outras criptomoedas está ultrapassando a oferta. No e-mail enviado aos clientes em 13 de janeiro, Etoro diz:
A demanda sem precedentes por criptomoedas, juntamente com a liquidez limitada, apresenta desafios à nossa capacidade de dar suporte às ordens de compra no fim de semana. À luz disso, pode ser necessário colocarmos limitações nas ordens de compra criptomoedas no fim de semana.
Portanto, como parte das etapas para conter essa demanda sem precedentes, a Etoro diz que pode definir uma “exposição máxima por cripto-ativo por cliente”. Além disso, a plataforma de negociação pode considerar “suspender temporariamente a capacidade de colocar novas ordens de compra de criptomoedas”.
Volatilidade incrível
Além disso, um relatório cita um porta-voz anônimo da Etoro dizendo que “os mercados de criptografia são incrivelmente voláteis no momento e os fins de semana apresentam os maiores desafios”. Essa volatilidade do mercado é resumida pelo bitcoin, que em 13 de janeiro havia recuperado 10% do valor em 24 horas de negociação.
No momento em que este artigo foi escrito, o bitcoin era negociado a cerca de US $ 39.341 e sua capitalização de mercado era de cerca de US $ 733 bilhões.
LEIA TAMBÉM: