A Rússia deu um passo mais perto da introdução de uma legislação de criptomoeda tributária depois que o parlamento do país aprovou o projeto de lei correspondente em primeira leitura.
O projeto de lei sobre como as criptomoedas serão tributadas na Rússia foi aprovado em primeira leitura. Conforme relatado pela agência de notícias estatal RIA Novosti , a Duma, a câmara baixa de governo do país, aprovou um projeto de lei sobre impostos criptográficos na quarta-feira.
O projeto de lei está em andamento há vários anos e apresenta emendas ao código tributário federal atual. Ele reconhece criptomoedas como o Bitcoin como propriedade enquanto criminaliza a não declaração de lucros de negociação de criptomoeda. Isso inclui residentes do país e cidadãos estrangeiros, bem como organizações locais e internacionais estabelecidas na Rússia.
A nova legislação introduz a exigência de relatar transações de criptomoedas se seu valor total – tanto para transações de entrada quanto para saída – exceder 600.000 rublos ($ 8.130) anualmente. Esse valor deve ser calculado com base no preço de mercado da criptomoeda, no entanto, o mecanismo exato disso não foi detalhado.
Relatórios atrasados ??ou informações falsas estão sujeitos à penalidade de 10% do maior valor total de um conjunto de transações – de entrada ou saída.
O documento também inclui uma penalidade de 40% do imposto não pago em caso de não pagamento ou pagamento a menor do imposto.
Em uma nota mais positiva para os detentores de Bitcoins de longo prazo, apenas possuir criptomoeda é um evento não tributário – desde que eles não façam transações. O mecanismo exato de monitorar as transações também não está claro.
De acordo com o folheto que acompanha o projeto de lei, a nova legislação visa combater a evasão fiscal, a lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais. Será agora devolvido à Comissão do Orçamento e dos Impostos do Parlamento antes de uma segunda leitura. As alterações aos documentos devem ser apresentadas antes de 18 de março.
Apesar de uma legislação separada sobre finanças digitais entrar em vigor em janeiro – proibindo residentes locais de fazer pagamentos em criptomoedas – a estrutura legal da Rússia ainda sofre com a falta de definição clara de termos como “ativo de criptomoedas” ou “ativo digital”. Isso complica ainda mais a regulamentação de criptomoedas no país.
Leia também: Líder da Oposição da Rússia Recebeu 658 Bitcoins Para Derrubar Putin
Leia também: O G7 se Reunirá Para Discutir o CBDC e o Imposto Digital Esta Semana, Afirma o Ministro das Finanças do Japão