De acordo com um site que acompanha o preço do bitcoin em todo o mundo, o preço de venda do BTC na Nigéria em 18 de fevereiro era de US $ 76.000. A esse preço, a criptomoeda mais popular está a ser negociado por $ 20.000 a mais do que os aproximadamente $ 52.000 que a maioria das exchanges de criptomoeda está a ser cotado atualmente.
O impacto da proibição de criptomoeda do CBN
Este aumento no prêmio cobrado sobre bitcoin segue a recente diretiva do Banco Central da Nigéria (CBN) que tem como alvo as exchanges de criptomoeda. De acordo com a ordem da CBN, que entrou em vigor em 5 de fevereiro, os bancos e outras instituições financeiras foram solicitados a encerrar relacionamentos com entidades associadas a criptomoedas. Desde então, muitas exchanges de criptomoedas viram a atividade cair drasticamente à medida que as instituições cumpriam a diretiva.
Chiagozie Iwu, CEO da Naijacrypto diz que as exchanges têm preços diferentes para BTC , e ele diz que isso foi necessário devido ao aumento dos custos de aquisição da criptomoeda. Antes de CBN emitir a diretriz, “todas as exchanges de criptomoeda tinham uma fonte de liquidez unificada” e essa fonte garantiu que era fácil obter “naira contra criptomoeda”.
No entanto, depois que as instituições financeiras começaram a implementar a ordem CBN, a situação de liquidez mudou para pior. Como Iwu explica, antes do pedido de CBN:
A negociação na Nigéria foi mais tranquila do que nunca, todas as exchanges tinham liquidez unificada e os mercados eram muito líquidos. Basicamente, havia pouco ou nenhum spread no mercado.
Como resultado das mudanças na situação de liquidez, a diferença entre o preço do BTC na Nigéria e o das exchanges globais tem aumentado.
Com relação às disparidades de preços, o CEO da Naijacrypto diz que elas refletem o custo de levar a moeda naira às exchanges. Esse aumento de custo, por sua vez, elimina quaisquer oportunidades de arbitragem que possam existir em decorrência das diferenças de preços. No entanto, Iwu reconhece que, para usuários com “melhor acesso”, essas oportunidades de arbitragem são reais e podem ser exploradas.
Depósitos Plummet
Voltando-se para o impacto do pedido da CBN, Iwu também explica como isso afetou gravemente as operações de sua empresa. De acordo com o CEO, os depósitos na exchange Naijacrypto caíram 80% no dia em que o anúncio foi feito. Antes da diretiva CBN, as exchanges de criptomoedas tinham acordos com bancos que permitiam “depósitos automatizados”, bem como “retiradas fáceis”. Embora a atividade tenha aumentado desde então, Iwu revela que os depósitos ainda estão 20-25% mais baixos do que seus níveis normais.
O CEO também observa como esta ordem de CBN parece estar afetando as exchanges estabelecidas localmente mais do que aquelas baseadas fora da Nigéria. Ao explicar essa observação, Iwu disse:
Para as exchanges de criptomoedas estrangeiras, tem sido diferente, uma vez que elas não operam na Nigéria, então podem infringir as leis.
Enquanto isso, apesar do pedido da CBN, que enviou a indústria de criptomoeda nigeriana de volta ao “Oeste Selvagem”, Iwu diz que tem esperança de que “a proibição seja suspensa e as coisas melhorem do que antes”.