A Turquia baniu todas as formas de pagamentos envolvendo a criptomoeda Bitcoin por suscitar preocupações quanto a competição com a sua moeda nacional, a lira turca. O Banco Central alerta que aplicará novas limitações a partir do fim deste mês.

A medida proíbe todos os pagamentos com Bitcoin para bens e serviços, evitando assim que a criptomoeda faça frente a moeda nacional.

Em comunicado, o Banco Central da Turquia disse:

Os provedores de serviços de pagamento não podem desenvolver modelos de negócios de forma que os cripto-activos sejam utilizados directa ou indiretamente na prestação destes serviços de pagamento e emissão de dinheiro electrónico.

O governo turco anunciou ainda que a partir do fim deste mês, uma nova proibição será aplicada pelo banco central da Turquia.

O Banco Central da Turquia afirma, no entanto, que faltam mecanismos de supervisão para impedir que as pessoas utilizem a criptomoeda Bitcoin da mesma forma que fariam com as moedas fiduciárias ou físicas.

A opinião dos especialistas

Em reacção à decisão do governo turco de banir os pagamentos por Bitcoin, alguns analistas sugeriramque o Bitcoin não é o problema, o problema do governo turco é a lira.

Segundo os especialistas, a criptomoeda representa apenas uma ameaça excessiva ou uma competição excessiva à forma de funcionamento da moeda nacional do país, razão pela qual o país foi tão rápido em baní-la.

Bitcoin: nova reserva de valor

Actualmente, o Bitcoin é tido como uma reserva de valor, algo que, como o ouro, pode possivelmente manter a riqueza de uma pessoa segura e protegida durante tempos de conflitos ou dificuldades econômicas.

Mas, embora esta nova visão sobre a criptomoeda tenha dado uma reputação e força totalmente novas ao Bitcoin, o propósito inicial da moeda ainda não foi totalmente realizado, que é servir como método de pagamento comum.

Em parte, a sua alta volatilidade impediu-lhe de alcançar isto e, por esta razão, muito poucas empresas permitem pagamentos em Bitcoin para itens e serviços, embora haja também excepções neste sentido.

Pois, grandes empresas como PayPal e Tesla já permitem pagamentos em Bitcoin para a compra dos seus produtos.

Mas, apesar disso ter movido a criptomoeda na direcção do seu propósito, ainda existem muitos outros comerciantes e instituições que consideram o Bitcoin muito vulnerável a oscilações de preços, e portanto, recusam-se a permitir pagamentos por meio dele.


LEIA TAMBÉM


CBDC: Banco da Inglaterra Cria Força Tarefa Para Estudar a Criação do “Britcoin”, a Moeda Digital do Reino.

Coinbase: Brian Armstrong e os Primeiros Investidores Venderam 5 Bilhões de Dólares Em Acções Durante a Listagem

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version