O Banco da Inglaterra pretende aderir às criptomoedas de bancos centrais (CBDC) e, como tal, anúnciou recentemente o lançamento de um aplicativo para a contratação de uma equipa dedicada à exploração de criptomoedas de bancos centrais.
O anúncio surge duas semanas após o Banco da Inglaterra, juntamente com o Tesouro da Sua Majestade, anunciarem que criariam uma força-tarefa conjunta para avaliar a possibilidade de lançar uma libra digital.
Entre as vagas disponibilizadas pelo banco central inglês estão quatro cargos para analista, dois cargos para arquitetos e um cargo de gestão sênior, todos na área de CBDC.
O Banco da Inglaterra ainda está a avaliar se deve ou não desenvolver e emitir uma CBDC. O banco observou também que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a necessidade de uma CBDC em todo Reino Unido.
A contratação destes especialistas tem como fim avaliar os riscos e oportunidades da política monetária e da estabilidade financeira.
Por outro lado, o banco procura também analisar o seguinte:
-
-
- Claboração com outros bancos centrais;
- Questões de políticas públicas;
- Considerações de design e recursos, com o uso por consumidores e comerciantes em primeiro lugar;
- Opções de design de tecnologia.
-
Projectos CBDCs pelo mundo
As CBDCs têm vindo a se tornar tendência a medida em que as criptomoedas vão sendo cada vez mais conhecidas e adoptadas.
Algumas regiões, como as Bahamas, já lançaram os seus projectos CBDCs. No entanto, a maior potência neste sector é a China que, apesar de não ter lançado ainda o seu Yuan Digital, já concentra uma grande adopção de criptomoedas.
Desta forma, com o lançamento iminente da sua criptomoeda do banco central, a China poderá ser o maior mercado dos activos digitais emitidos e controlados por uma entidade.
Outras potências, como os EUA e a Inglaterra, já discutem a viabilidade de um projecto desta natureza para as suas economias.
Mas, enquanto os americanos alegam questões de segurança como um empecilho, o governo britânico já parece estar mais direccionado a uma adopção sem volta das CBDCs.
LEIA TAMBÉM
Gigante Chinesa de E-commerce Já Faz Pagamentos com Yuan Digital.
Analistas Acreditam Que Altcoins Vão Superar o Domínio do Bitcoin.
Criptomoedas: Nigéria Continua a Registar Altos Volumes de Transacções Mesmo Após a Proibição