As criptomoedas de privacidade, como Monero e ZCash, registaram novas altas percentuais de cerca de 22% nas últimas 72 horas, restaurando algumas perdas sofridas recentemente.
Tendo a privacidade como característica principal, estas criptomoedas podem ocultar a proveniência das transacções para proteger as identidades dos remetentes e destinatários.
ZCash e Monero registam ganhos, mas ficam aquém das suas altas de todos os tempos
A ZCash foi das que mais ganhos registou, atingindo os 22,89% de sexta-feira ao sábado último.
A criptomoeda começou a acumular ganhos na sexta sexta-feira por volta das 9h da manhã. O preço da ZCash continuou a subir até às 23h, altura em que caiu brevemente antes de voltar a subir novamente no início de sábado para o preço de 186 dólares, segundo o CoinmarketCap.
O preço de 186 dólares é quase a metade da sua maior alta de 370 dólares, registada a 12 de maio deste ano, no mesmo dia em que a Ethereum atingiu o seu recorde de 4.362 dólares.
Monero seguiu a mesma onda de ganhos da ZCash registando ganhos de 293,73 dólares no início deste sábado. No entanto, este valor é muito inferior a sua maior alta de 517 dólares atingida a 7 de maio deste ano.
Austrália aumenta controlo tributário sobre usuários de criptomoedas
A entidade tributária da Austrália (ATO, na sigla em inglês) exortou na última semana os cerca 600 mil utilizadores de criptomoedas no país a pagarem os impostos sobre os seus ganhos de capital.
Sobre o recente aperto aos utilizadores de criptomoedas, o Comissário Assistente da ATO, Tim Loh, disse:
Este ano vamos emitir um aviso aos cerca de 100.000 contribuintes com participações em criptomoeda, explicando as suas obrigações fiscais e solicitando-lhes que revisem as suas declarações apresentadas anteriormente.
O Comissário prosseguiu dizendo:
Também esperamos que quase 300.000 contribuintes relatem os seus ganhos ou perdas de capital em criptomoedas ao apresentarem a sua declaração de imposto de 2021.
Segundo o Comissário, os ganhos em criptomoeda são semelhantes aos ganhos de outros investimentos, como acçõe por exemplo:
Geralmente, como investidor, se você comprar, vender, trocar por moeda fiduciária ou trocar uma criptomoeda por outra, estará sujeito ao Imposto Sobre Ganhos de Capital (CGT) e deverá ser relatado.
O Imposto Sobre Ganhos de Capitais, conforme o Comissário, também se aplicam aos tokens não fungíveis (NFTs).
Entendendo o aumento dos preços das criptomoedas de privacidade
Os usuários de criptomoedas sabem que a capacidade das criptomoedas de privacidade ocultarem as transacções torna difícil às entidades fiscais, como a ATO, acusar as pessoas de fraude fiscal.
É por isso que quando as agências fiscais reprimem as criptomoedas, as criptomoedas de privacidade às vezes registam altas, pois os usurários de criptomoedas ‘regulatres’, como o Bitcoin e a Ethereum, refugiam-se nelas.
A exemplo deste facto, as criptomoedas de privacidade subiram 30% no início da semana passada, quando o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou planos fiscais para as criptomoedas.
E, no final da mesma semana, as criptomoedas de privacidade registaram mais uma subida percentual de 20% após o anúncio dos impostos sobre as criptomoedas feito pelo Governo Australiano.
LEIA TAMBÉM
Cardano Lançará Actualização Para DeFi e Contratos Inteligentes em Junho Próximo