O que é Staking

Staking de criptomoedas é um processo que envolve a compra e reserva de uma certa quantidade de tokens para se tornar um nó de validação ativo para a rede.

Ao simplesmente segurar essas moedas, o comprador se torna uma peça importante na infraestrutura de segurança da rede e é compensado em conformidade.

A receita de staking é oferecida na forma de juros pagos ao titular, enquanto as taxas variam de uma rede para outra dependendo de vários fatores, incluindo a dinâmica da oferta e da demanda.

À medida que o número de redes baseadas em PoS continua a crescer, novas alternativas para a criptografia de staking surgiram, incluindo o lançamento de staking de grupo, também conhecido como staking pools, staking provider e cold staking.

Essas iniciativas visam democratizar o acesso às oportunidades no espaço de staking para investidores de varejo que detêm um pequeno número de tokens de uma determinada blockchain.

Funcionamento de Staking

O processo de Staking começa com a compra de um determinado número de tokens na rede.

É importante observar que o Staking só pode ser feito em uma rede que suporte um protocolo PoS.

Depois de concluída a compra, o usuário agora deve bloquear os acervos seguindo o procedimento indicado pelos desenvolvedores de cada rede em particular.

Na maioria dos casos, uma transação de piquetagem pode ser realizada em alguns minutos, seguindo as instruções de sua carteira.

Por outro lado, as trocas de criptomoedas facilitaram o processo de tokens de piquetagem, introduzindo recursos como pools de piquetagem.

O objetivo é aumentar a compensação obtida com o piquete das fichas de uma determinada rede, aumentando o número de moedas apostadas em um determinado momento.

Na maioria dos casos, quanto maior o número de moedas apostadas, maior o número de transações que um determinado nó será designado para validar.

Os nós são classificados, na maioria dos casos, com base no número de tokens que possuem.

Como resultado, os nós que contêm o maior número de tokens geralmente receberão uma compensação mais alta, que é a razão pela qual os pools de staking se tornaram tão populares nos dias de hoje.

Por outro lado, um usuário pode apostar tokens por um determinado período – conhecido como Staking Fixo.

Alguns provedores também estão oferecendo a possibilidade de entrar em um esquema mais flexível, no qual o usuário pode retirar seus tokens a qualquer momento – conhecido como Staking Flexível

A natureza rígida do Staking Fixo resulta em taxas de juros mais altas oferecidas ao titular, enquanto o Staking Flexível tende a oferecer condições menos atraentes.

Riscos de Staking

O staking de criptografia tem crescido em popularidade recentemente devido às atraentes recompensas que os portadores de criptografia recebem dessa atividade.

No momento em que isto está escrito, as taxas de juros oferecidas pelo staking podem ir de 6% ao ano oferecido por redes de renome

como ethereum (ETH) e Cardano (ADA) a até 100% oferecido por redes menores, por exemplo, PancakeSwap (CAKE) e Kava (KAVA).

No entanto, esses altos retornos de criptografia de criptografia não vêm sem riscos, pois vários fatores podem afetar o desempenho e a segurança de seus tokens apostados.

O primeiro risco a ser mencionado é a possibilidade de um incidente de segurança cibernética que pode resultar na perda de seus tokens mantidos em uma determinada bolsa ou carteira online.

Para eliminar essa ameaça, alguns investidores em criptografia recorreram ao cold staking

Cold Staking é uma atividade que envolve o armazenamento de seus tokens em uma peça de hardware, como um disco rígido.

O armazenamento a frio de seus ativos criptográficos protege sua retenção de um ataque cibernético, pois o hardware não estará conectado à Internet.

No entanto, a perda ou dano do hardware continua sendo um risco ao usar essa forma de piquetagem.

Outro risco de apostar resulta de potenciais quedas no preço do ativo criptográfico durante o período de apostar.

Uma vez que a aposta funciona bloqueando suas moedas, você não poderá liquidar seus ativos caso o mercado vá para o lado negativo e, portanto, você está exposto ao risco de perder uma parte de seu principal sem ser capaz de compensar essas perdas com a venda de suas moedas.

Finalmente, há um risco associado ao tempo de atividade do nó validador que está mantendo seus tokens em Stake.

Na maioria dos casos, as redes penalizam um validador se sua capacidade de processar transações for afetada.

Isso que significa que sua receita de staking pode ser diminuída por quaisquer interrupções no tempo de atividade do validador.

Análise Final

O depósito de criptografia tornou-se um recurso atraente para investidores que buscam obter receita com criptomoedas – semelhante ao funcionamento de um título ou ação com altos dividendos.

Os retornos atraentes (APR ou APY) oferecidos por alguns tokens hoje em dia têm atraído bilhões de dólares para esta atividade e o protocolo PoS também aliviou algumas redes das preocupações ambientais resultantes da natureza intensiva de energia do protocolo PoW tradicional.

No entanto, como qualquer outra forma de investimento, o crypto staking apresenta riscos, incluindo a possibilidade de perder as moedas mantidas em sua carteira online em caso de violação da cibersegurança

Ou perda de principal resultante de uma queda acentuada no preço do token durante o período de bloqueio.

Portanto, você deve analisar a relação risco / recompensa da aposta com base nas condições de mercado, a confiabilidade da rede e as recompensas oferecidas pelo blockchain por colocar de lado suas moedas para se certificar de que está sendo adequadamente compensado pelos riscos que está assumindo.


LEIA TAMBÉM


Pesquisadores Descobrem que Investimento em Criptomoedas não Requer uma Regulamentação Especial

Certificados de Vacinação da COVID-19 Trocados Por Criptomoedas

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version