O presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira, 14 de julho, que uma moeda do banco central norte-americano reduziria a necessidade de outras criptomoedas públicas e stablecoins existentes.
Jerome Powell, que falava durante uma audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA, acrescentou dizendo:
Acho que esse é um dos argumentos apresentados a favor da moeda digital. Que, em particular, você não precisaria de stablecoins, de criptomoedas se tivesse uma moeda digital dos EUA.
Acho que esse é um dos argumentos mais fortes ao seu favor.
A Reserva Federal dos EUA tem marcado para setembro deste ano o lançamento do primeiro documento de discussão oficial sobre o dólar digital.
O documento a ser lançado constituirá um passo importante para as futuras decisões da Reserva Federal sobre a emissão de uma criptomoeda do banco central (CBDC).
Regulamentação das Stablecoins
Jerome Powell concordou recentemente com os comentários do actual governador da Reserva Federal dos EUA, Lael Brainard, que em maio deste ano disse que as empresas e famílias poderiam ser prejudicadas por um sistema de pagamentos fragmentado com muitas stablecoins.
Deste modo, disse Lael Brainard, tem de haver uma estrutura regulatória apropriada para governar as stablecoins.
Ora, durante a audiência desta quarta-feira, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell disse:
Temos uma estrutura regulatória muito forte em relação aos depósitos bancários, por exemplo, ou fundos do mercado monetário, [mas] isso não existe actualmente para as stablecoins.
E se as stablecoins vão ser uma parte significativa do universo de pagamentos, o que não achamos que os activos digitais sejam, mas as stablecoins podem ser, então precisamos de uma estrutura regulatória apropriada.
Por outro lado, Jerome Powell disse que se a Reserva Federal avançar com o plano da CBDC, certamente consultará o público e o Congresso norte-americano.
O dólar ainda domina a sua posição como moeda de reserva mundial, mas o desenvolvimento de CBDCs pela China e outros países pode representar alguma ameaça futura à hegemonia do dólar.
LEIA TAMBÉM
Visa Autoriza Startup Australiana a Fornecer Cartão de Débito Físico Para Gastar Criptomoedas
Binance Suspende Saques em Libras Para Clientes do Reino Unido