O Que É Venus (XVS)?
Venus é um mercado monetário algorítmico e um protocolo de stablecoin sintético lançado exclusivamente na Binance Smart Chain (BSC).
O protocolo apresenta ao ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) uma solução para empréstimo de criptoativos fácil de usar, permitindo que os usuários realizem empréstimos com garantias com alta velocidade, enquanto economizam com taxas de transação.
Além disso, Venus permite que os usuários cunhem a stablecoins VAI em segundos, de acordo com a demanda, ao publicarem pelo menos 200% de garantia para o smart contract da Venus.
Os tokens VAI são ativos de tokens sintéticos BEP-20 que são atrelados ao valor do dólar americano (USD), enquanto os tokens XVS também são baseados na BEP-20, mas são utilizados para a governança do protocolo Venus, como para votação de ajustes—incluindo a adição de novos tipos de garantia, alterações em parâmetros e organização de melhorias de produtos.
A governança do protocolo é totalmente controlada pelos membros da comunidade XVS, uma vez que os fundadores da Venus, os membros da equipe e outros conselheiros não receberam alocações de tokens XVS.
Quem São os Fundadores do Venus (XVS)?
A estrutura da equipe por trás de Venus não está disponível publicamente, considerando novembro de 2020. Como resultado, os fundadores e membros da equipe são desconhecidos.
Apesar disso, o desenvolvimento do projeto Venus é realizado pela equipe do projeto Swipe.
A Swipe foi cofundada pelo CEO Horia Cernusca — um designer e escritor experiente, com um talento para design de interface de usuário — em colaboração com Håkon Eide — um desenvolvedor experiente e engenheiro de software com conhecimento em ciência da computação.
O principal objetivo de Venus é alcançar a descentralização através da governança comunitária.
Não houve mineração prévia para a equipe, desenvolvedores ou fundadores, dando aos titulares do XVS controle total sobre o caminho que será seguido pelo protocolo Venus.
O Que Torna Venus (XVS) Única?
O principal destaque da Venus é sua alta velocidade e custo de transação extremamente baixo, resultados diretos de ser construída na Binance Smart Chain.
O protocolo é o primeiro a permitir que os usuários acessem os mercados de empréstimo para Bitcoin (BTC), XRP Litecoin (LTC) e outras criptomoedas para obter liquidez em tempo real, graças às suas transações praticamente instantâneas.
Os clientes que obtêm liquidez utilizando o protocolo Venus não precisam passar por verificação de crédito e podem rapidamente obter um empréstimo ao interagir com o aplicativo descentralizado (DApp) da Venus .
Posto que, não há autoridades centralizadas atuando, os usuários não são restringidos por sua região geográfica, pontuações de crédito ou qualquer outro motivo, e podem sempre obter liquidez ao disponibilizarem garantias suficientes.
Estes empréstimos são fornecidos por um pool de contribuição dos usuários Venus, que recebem uma APY variável por sua contribuição.
Estes empréstimos são assegurados por depósitos de garantias em excesso, realizados pelos mutuários na plataforma.
Para evitar os ataques de manipulação de mercado, o Protocolo Venus utiliza preços fornecidos por oráculos, incluindo os da Chainlink, para fornecer dados precisos de preços que não podem ser adulterados.
Graças à Binance Smart Chain, o protocolo pode acessar os preços fornecidos a um custo baixo e com melhor eficiência, reduzindo o custo total do sistema.
Quantas Moedas Venus (XVS) Há em Circulação?
A Venus possui um fornecimento máximo total de 30 milhões de tokens XVS, e pouco mais de 4.2 milhões de tokens XVS estão em circulação, considerando novembro de 2020.
A Venus foi uma das primeiras plataformas a conduzir um Launchpool na Binance, permitindo que os usuários fizessem farm de XVS através de staking de diferentes ativos, incluindo tokens Binance Coin (BNB), Binance USD (BUSD) e Swipe (SXP).
Um total de 20% do fornecimento total (6 milhões XVS) foram alocados para a Binance Launchpool, e na sequência o token foi listado na plataforma do mercado spot da corretora Binance.
O projeto não passou por pré-venda ou venda privada, e a equipe não recebeu alocação do token, mas 1% do fornecimento total (300.000 XVS) foi reservado para subsídios da Binance Smart Chain.
Os 23.7 milhões de tokens XVS restantes serão gradualmente desbloqueados durante o período de quatro anos, conforme for ocorrendo a mineração através dos usuários do protocolo Venus.
De acordo com o whitepaper do projeto, 35% das recompensas diárias de XVS são distribuídas aos mutuários, 35% para os fornecedores, e os 30% restantes para os emissores da stablecoin VAI.
Como a Rede Venus (XVS) É Assegurada?
A rede Venus é protegida pela Binance Smart Chain, um blockchain executado em paralelo à Binance Chain. A BSC é compatível com o EthereumVirtual Machine (EVM) e é capaz de ser executada mesmo se a Binance Chain ficar offline ou encontrar problemas.
A Binance Smart Chain utiliza um algoritmo de consenso único conhecido como proof-of-staked authority (POSA), para proteger o blockchain.
Essencialmente, um mecanismo de consenso híbrido que combina os aspectos da proof-of-stake(POS) e proof-of-authority (POA).
Ele é construído em torno de uma rede com 21 validadores, que são responsáveis por executarem tarefas na Binance Smart Chain, e chegarem a um consenso sobre as transações processadas recentemente.
Além disso, os fornecedores da Venus são protegidos por medidas de liquidação automática, que vão liquidar automaticamente as garantias dos mutuários se caírem abaixo de 75% do valor do empréstimo — reembolsando antecipadamente os fornecedores, para manter a taxa mínima de garantia.
Onde Você Pode Comprar Venus (XVS)?
Considerando novembro de 2020, Venus está disponível para negociação em apenas uma plataforma: a Binance.
É listada com Tether (USDT), Bitcoin (BTC), Binance Coin (BNB) e Binance USD (BUSD). Atualmente, não há canal de entrada em fiat para ser utilizado diretamente para comprar Venus.
LEIA TAMBÉM