A divergência de convergência de média móvel (MACD) é um indicador de momentum que segue a tendência que mostra a relação entre duas médias móveis do preço de um título. O MACD é calculado subtraindo a média móvel exponencial (EMA) de 26 períodos da EMA de 12 períodos.

O resultado desse cálculo é a linha MACD. Uma EMA de nove dias do MACD chamada de “linha de sinal”, é então plotada em cima da linha MACD, que pode funcionar como um gatilho para sinais de compra e venda.

Os comerciantes podem comprar o título quando o MACD cruza acima de sua linha de sinal e vender—ou abreviar—o título quando o MACD cruza abaixo da linha de sinal.

Os indicadores de divergência de convergência média móvel (MACD) podem ser interpretados de várias maneiras, mas os métodos mais comuns são cruzamentos, divergências e rápidos aumentos/quedas.

Pontos Principais

  • A divergência de convergência média móvel (MACD) é calculada subtraindo a média móvel exponencial (EMA) de 26 períodos da EMA de 12 períodos.
  • O MACD dispara sinais técnicos quando cruza acima (para comprar) ou abaixo (para vender) sua linha de sinal.
  • A velocidade dos crossovers também é tomada como um sinal de que um mercado está sobrecomprado ou sobrevendido.
  • O MACD ajuda os investidores a entender se o movimento de alta ou baixa no preço está se fortalecendo ou enfraquecendo.

Divergência de Convergência Média Móvel – MACD

A Fórmula para MACD É:

MACD=EMA de 12 Períodos?EMA de 26 Períodos

O MACD é calculado subtraindo a EMA de longo prazo (26 períodos) da EMA de curto prazo (12 períodos). Uma média móvel exponencial (EMA) é um tipo de média móvel (MA) que coloca um peso e significância maiores nos pontos de dados mais recentes.

A média móvel exponencial também é referida como a Média Móvel Exponencialmente Ponderada. Uma média móvel exponencialmente ponderada reage mais significativamente às mudanças recentes de preços do que uma média móvel simples (SMA), que aplica um peso igual a todas as observações no período.

Aprendendo com o MACD

O MACD tem um valor positivo (mostrado como a linha azul no gráfico inferior) sempre que a EMA de 12 períodos (indicada pela linha vermelha no gráfico de preços) está acima da EMA de 26 períodos (a linha azul no gráfico de preços) e um valor negativo quando a EMA de 12 períodos está abaixo da EMA de 26 períodos. Quanto mais distante o MACD estiver acima ou abaixo de sua linha de base, indica que a distância entre os dois AMEs está crescendo.

No gráfico a seguir, você pode ver como os dois EMAs aplicados ao gráfico de preços correspondem ao MACD (azul) cruzando acima ou abaixo de sua linha de base (travestada) no indicador abaixo do gráfico de preços.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020

O MACD é frequentemente exibido com um histograma (veja o gráfico abaixo) que representa a distância entre o MACD e sua linha de sinal. Se o MACD estiver acima da linha de sinal, o histograma estará acima da linha de base do MACD.

Se o MACD estiver abaixo de sua linha de sinal, o histograma estará abaixo da linha de base do MACD. Os comerciantes usam o histograma do MACD para identificar quando o impulso de alta ou baixa é alto.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020
MACD vs. Força Relativa

O Indicador de Força Relativa (RSI) visa sinalizar se um mercado é considerado sobrecomprado ou sobrevendido em relação aos níveis recentes de preços.

O RSI é um oscilador que calcula ganhos e perdas de preços médios durante um determinado período de tempo. O período de tempo padrão é 14 períodos com valores limitados de 0 a 100.

O MACD mede a relação entre dois EMAs, enquanto o RSI mede a mudança de preço em relação aos altos e baixos recentes de preços. Esses dois indicadores são frequentemente usados juntos para fornecer aos analistas um quadro técnico mais completo de um mercado.

Esses indicadores medem o impulso em um mercado, mas, como medem fatores diferentes, às vezes dão indicações contrárias.

Por exemplo, o RSI pode mostrar uma leitura acima de 70 por um período sustentado de tempo, indicando que um mercado está sobrecarregado para o lado da compra em relação aos preços recentes, enquanto o MACD indica que o mercado ainda está aumentando no impulso de compra.

Qualquer um dos indicadores pode sinalizar uma mudança de tendência futura, mostrando divergência em relação ao preço (o preço continua mais alto enquanto o indicador fica mais baixo ou vice-versa).

Limitações do MACD

Um dos principais problemas com a divergência é que muitas vezes ela pode sinalizar uma possível reversão, mas então nenhuma reversão real realmente acontece—ela produz um falso positivo.

O outro problema é que a divergência não prevê todas as reversões. Em outras palavras, ele prevê muitas reversões que não ocorrem e não há reversões de preços reais suficientes.

A divergência “Falso positivo” geralmente ocorre quando o preço de um ativo se move lateralmente, como em um padrão de intervalo ou triângulo seguindo uma tendência.

Uma desaceleração no momento—movimento lateral ou movimento lento de tendência—do preço fará com que o MACD se afaste de seus extremos anteriores e gravita em direção às linhas zero, mesmo na ausência de uma verdadeira reversão.

Exemplo de Crossovers MACD

Como mostrado no gráfico a seguir, quando o MACD cai abaixo da linha de sinal, é um sinal de baixa que indica que pode ser hora de vender. Por outro lado, quando o MACD sobe acima da linha de sinal, o indicador dá um sinal de alta, o que sugere que o preço do ativo provavelmente experimentará impulso ascendente.

Alguns comerciantes esperam por uma cruz confirmada acima da linha de sinal antes de entrar em uma posição para reduzir as chances de serem “finhados” e entrarem em uma posição muito cedo.

Crossovers são mais confiáveis quando estão em conformidade com a tendência predominante. Se o MACD cruzar acima de sua linha de sinal após uma breve correção dentro de uma tendência de alta de longo prazo, ele se qualifica como confirmação otimista.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020

Se o MACD cruzar abaixo de sua linha de sinal após um breve movimento mais alto dentro de uma tendência de baixa de longo prazo, os comerciantes considerarão isso uma confirmação de baixa.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020
Exemplo de Divergência

Quando o MACD forma altos ou baixos que divergem dos altos e baixos correspondentes no preço, é chamado de divergência. Uma divergência de alta aparece quando o MACD forma dois mínimos ascendentes que correspondem a dois mínimos em queda no preço. Este é um sinal de alta válido quando a tendência de longo prazo ainda é positiva.

Alguns traders vão procurar divergências de alta mesmo quando a tendência de longo prazo é negativa, pois eles podem sinalizar uma mudança na tendência, embora essa técnica seja menos confiável.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020

Quando o MACD forma uma série de duas altas em queda que correspondem a duas elevações crescentes no preço, uma divergência de baixa foi formada. Uma divergência de baixa que aparece durante uma tendência de baixa de longo prazo é considerada confirmação de que a tendência provavelmente continuará.

Alguns comerciantes observarão divergências de baixa durante as tendências de alta de longo prazo porque podem sinalizar fraqueza na tendência. No entanto, não é tão confiável quanto uma divergência de baixa durante uma tendência de baixa.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020
Exemplo de Aumentos ou Quedas Rápidas

Quando o MACD sobe ou desce rapidamente (a média móvel de curto prazo se afasta da média móvel de longo prazo), é um sinal de que a segurança está sobrecomprada ou sobrevendido e em breve retornará aos níveis normais. Os comerciantes geralmente combinam essa análise com o índice de força relativa (RSI) ou outros indicadores técnicos para verificar as condições de sobrecompra ou sobrevenda.

Imagem de Sabrina Jiang © Investopedia 2020

Não é incomum que os investidores usem o histograma do MACD da mesma forma que podem usar o próprio MACD. Cruzamentos positivos ou negativos, divergências e aumentos ou quedas rápidas também podem ser identificados no histograma.

Alguma experiência é necessária antes de decidir qual é o melhor em qualquer situação, porque há diferenças de tempo entre os sinais no MACD e seu histograma.

Perguntas Frequentes

Como os traders usam a divergência de convergência de média móvel (MACD)?

Os comerciantes usam o MACD para identificar mudanças na direção ou gravidade da tendência de preço de uma ação. O MACD pode parecer complicado à primeira vista, uma vez que se baseia em conceitos estatísticos adicionais, como a média móvel exponencial (EMA).

Mas, fundamentalmente, o MACD ajuda os comerciantes a detectar quando o impulso recente no preço de uma ação pode sinalizar uma mudança em sua tendência subjacente. Isso pode ajudar os comerciantes a decidir quando entrar, adicionar ou sair de uma posição.

O MACD é um indicador principal ou um indicador de atraso?

MACD é um indicador de atraso. Afinal, todos os dados usados no MACD são baseados na ação histórica do preço das ações. Como é baseado em dados históricos, deve necessariamente “atrasar” o preço.

No entanto, alguns comerciantes usam histogramas MACD para prever quando ocorrerá uma mudança na tendência. Para esses comerciantes, esse aspecto do MACD pode ser visto como um indicador líder de mudanças de tendência futuras.

O que é uma divergência positiva do MACD?

Uma divergência positiva do MACD é uma situação em que o MACD não atinge uma nova baixa, apesar do fato de que o preço das ações atingiu uma nova baixa.

Isso é visto como um sinal de negociação otimista—daí, o termo “divergência positiva”. Se ocorrer o cenário oposto—o preço das ações atingir uma nova alta, mas o MACD não o fizer—isso seria visto como um indicador de baixa e referido como uma divergência negativa.


LEIA TAMBÉM


Tron (TRX): Uma Rede Descentralizada| Guia Completo

Data de Lançamento do Contracto Inteligente da Cardano Será Anunciada Esta semana

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version