A Bloomberg anúncio nesta sexta-feira, 27 de Agosto, que o governo cubano está a valiar uma possibilidade de regulamentar o Bitcoin e outras criptomoedas na ilha de modo a serem abertamente utilizadas no sector de pagamentos.

De acordo com a Bloomberg, o governo cubano juntamente com o banco central do país está a avaliar reconhecer e regulamentar o Bitcoin e outras criptomoedas com vista a melhorar o sector de pagamentos.

Caso o projecto seja de facto implementado, o banco central cubano implementará as regras e determinará como licenciar os provedores destes serviços na ilha.

Um país envolto a uma profunda crise econômica

Cuba é um país cuja economia vem sofrendo há anos. Entretanto, as recentes sanções decretadas pelo ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, prejudicou e piorou mais ainda o uso do dólar no país.

Conforme as estimativas recente de Johana Tabalada, uma alta funcionária do governo cubano, as sanções decretadas pelo presidente Donald Trump custaram ao país cerca de 20 bilhões de dólares. Ela disse:

Os danos às relações bilaterais durante este tempo foram consideráveis, e os danos econômicos a Cuba, imensos. Estimamos em cerca de 20 bilhões de dólares.

Governo poderá usar criptomoedas em alternativa ao dólar americano

Em função do estado em que se encontra a economia cubana, faz-se necessário procurar alternativas que ajudem a melhorá-la. E neste sentido, a natureza descentralizada do Bitcoin e outras várias criptomoedas existentes pode ser uma opção viável para Cuba.

Mas, antes de dar um pé em falso, o governo cubano quer estudar todo o processo que envolveria a regulamentação destes activos digitais na ilha. O governo quer ter a certeza de que as operações das criptomoedas serão, até certo ponto, controladas pelas suas estruturas para assim poder usá-las por razões de interesse socio-econômico.


LEIA TAMBÉM


COTI Dispara mais de 65% Após Listagem na Coinbase Pro

Empresas Wolfram Leiloam Coleção NFT da Cardano

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version