A Cryptocurrency Compliance Cooperative (CCC) é a nova associação criada pelas operadoras de ATM Bitcoin DigitalMint e Coinsource para desenvolver directrizes de como combater a lavagem de dinheiro.
“While a small number of Bitcoin ATM operators go above and beyond with KYC and AML protocols, others in the cash-to-crypto industry simply turn a blind eye." – @DigitalMint’s Director of Compliance, Seth Sattler via @coin_telegraph https://t.co/f4cmJCk5lh
— Cryptocurrency Compliance Cooperative (@Crypto_3C) August 26, 2021
A iniciativa que começou com apenas duas operadoras de caixas eletrónicos estendeu-se para outras organizações que juntaram-se à causa.
Pesquisadores da blockchain Chainalysis, CipherBlade e Elliptic, assim como vários bancos, são algumas das entidades que uniram-se ao projecto.
Ao comentar sobre a iniciativa, Caitlin Barnett, Directora de Regulamentação e Conformidade da Chainalysis, disse:
Políticas de conformidade negligentes e altas taxas de actividades ilícitas há muito tempo atormentam a reputação dos caixas eletrónicos Bitcoin.
Estamos entusiasmados em apoiar esta iniciativa liderada por dois líderes no espaço para construir a confiança nos caixas eletrónicos Bitcoin e promover mais liberdade financeira com menos risco.
A CCC surge para melhorar a conformidade dos ATM Bitcoin
A criação da CCC surge para melhorar as questões de conformidade e impedir que algumas actividades ilegais sejam realizadas a partir dos ATM. O Director de Conformidade da Coinsource, Bo Oney, comentou o seguinte:
“Infelizmente, muitos operadores de BTM acham que apenas pedir um número de telefone é diligência suficiente para absolvê-los de seus requisitos obrigatórios de KYC.”
De acordo com um relatório do estado de Nova Jersey, quase três em cada quatro operadoras realizam transações exigindo apenas que o usuário apresente um número de telefone como identificação.
Espera-se com esta iniciativa que outras operadoras como a Bitcoin Depot, CoinCloud e Coinflip, dentetoras de um terço dos caixas existentes se juntem ao projecto. Visto que a DigitalMint e Coinsource juntas controlam apenas 7,4% dos mais de 17.000 ATM espalhados pelo mundo.
LEIA TAMBÉM
Cuba Poderá Adoptar Legalmente o Bitcoin e Outras Criptomoedas