Como parte do novo Projeto Dunbar do Bank for International Settlements, os bancos centrais da Austrália, Malásia, Cingapura e África do Sul estão trabalhando para construir plataformas de protótipo para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs).

A notícia vem de um anúncio do Banco de Compensações Internacionais em 2 de setembro. O anúncio descreve os protótipos como tais:

Essas plataformas multi-CBDC permitirão que as instituições financeiras negociem diretamente entre si nas moedas digitais emitidas pelos bancos centrais participantes, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo o tempo e o custo das transações

O Centro de Inovação BIS de Cingapura vai liderar o projeto. Conforme descrito, os protótipos funcionarão exclusivamente em aplicações de atacado e institucionais, ao invés de uso no varejo. Os representantes do BIS não retornaram o pedido de esclarecimento do Bloco sobre o assunto.

Os objetivos finais são praticamente os mesmos de qualquer caso de uso para CDBs de atacado: tempo de liquidação mais rápido em pagamentos internacionais sem atritos atuais. Tornou-se um interesse central para o BIS nos últimos anos.

Historicamente, o BIS tem servido como “o banco central dos bancos centrais”, uma função que mudou radicalmente desde sua fundação em 1930. Novas tecnologias como CBDCs são obviamente de interesse para essa missão, mas nem todas estão confiantes na capacidade de um CBDC para melhorar outras atualizações para sistemas de pagamentos legados como SWIFT.

O governador do Federal Reserve, Christopher Waller, referiu-se a eles como “uma solução em busca de um problema” em um discurso recente, enquanto o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que está “legitimamente indeciso” quanto ao benefício final.


LEIA TAMBÉM


NFT Feito a Imagem do Suposto Fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, vendido por $ 350.000

Como Recuperar Criptomoedas Transferidas Para a Rede Errada na Binance

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version