A Input Output (IOHK), a empresa de desenvolvimento por trás da Cardano, anunciou a próxima loja de aplicativos descentralizados na rede, chamada Plutus dAppStore. Nesta vitrine, os desenvolvedores poderão fazer upload de seus dApps Cardano, facilitando para a comunidade descobri-los.

Cardano Apresenta o Plutus dAppStore

Cardano revelou que está construindo uma vitrine para aplicativos descentralizados certificados.

Em uma postagem no blog de quarta-feira, a IOHK publicou uma prévia de sua nova “abordagem integrada” para o desenvolvimento do ecossistema Cardano antes do Cardano Summit 2021. A peça central do anúncio é o próximo lançamento do Plutus dAppStore, uma loja onde os desenvolvedores podem fazer upload de seus aplicativos descentralizados em execução no Cardano e torná-los mais fáceis de serem descobertos.

De acordo com Shruti Appiah, chefe de produtos e contratos inteligentes da Cardano, a dAppStore aborda duas barreiras à entrada. A primeira é que atualmente não há processo formal de descoberta de dApps em execução na rede, e a segunda é que não há visão consolidada de todos os dApps disponíveis em um determinado ecossistema para usuários finais.

A Plutus dAppStore permitirá que os usuários do Cardano explorem todo o ecossistema de dApps em execução no protocolo através de uma única “loja” ou página da web.

Além do dAppStore, a IOHK também está lançando um programa formal de certificação para aplicativos descentralizados de terceiros no Cardano. O objetivo do programa é dar aos usuários garantia sobre a integridade dos dApps que usam por meio de verificações lógicas automatizadas, auditoria manual de contratos inteligentes e verificação formal.

De acordo com Appiah, a dAppStore fornecerá um “ambiente democratizado para os desenvolvedores publicarem seus dApps sem enfrentar a censura”, o que significa que aplicativos certificados e não certificados serão listados na vitrine, já que o site pretende não atuar como gatekeeper, mas sim fornecer “uma plataforma para avaliação transparente do usuário”.

Hardfork Alonzo da Cardano

O tão esperado hardfork Alonzo da Cardano, que trouxe funcionalidade de contrato inteligente para o blockchain, entrou em operação no início deste mês, mas não sem seus problemas. Embora a atualização real tenha corrido bem, muitos na comunidade ficaram desapontados ao ver um número muito pequeno de aplicativos sendo lançados na rede.

Minswap, a primeira exchange descentralizada a ser lançada na testnet, enfrentou problemas de escala imediata e foi forçada a encerrar logo após o lançamento. Em uma entrevista após o incidente, o fundador e líder de engenharia da Minswap, Long Nguyen, disse ao Crypto Briefing que o problema surgiu do chamado “problema” de concorrência, que se refere à capacidade de vários agentes diferentes interagirem com o mesmo contrato inteligente ao mesmo tempo.

Enquanto blockchains baseadas em contas como Ethereum permitem que vários usuários interajam com os mesmos contratos inteligentes por padrão, redes baseadas em estado ou baseadas em EUTXO, como Cardano, representam certas dificuldades para os desenvolvedores a esse respeito. Em uma postagem de blog post-mortem após o incidente, a equipe Minswap escreveu:

É um problema que toda equipe competente e laboratório de desenvolvimento que constrói protocolos DeFi no Cardano deve superar. Não é uma falha fundamental, mas é simplesmente um desafio de design que deve ser abordado

A falta predominante de aplicativos DeFi completos no Cardano pode ser explicada pelo fato de que, até agora, ninguém parece ter encontrado uma solução prática para a questão da concorrência. SundaeSwap—outro edifício de intercâmbio descentralizado em Cardano—publicou um artigo após o lançamento de Alonzo na testnet, minimizando a questão e oferecendo várias soluções teóricas para a concorrência. No entanto, até agora, eles ainda não conseguiram lançar um DEX funcional na rede.

Enquanto projetos individuais estão atualmente trabalhando para soluções, Minswap diz que “até agora os esforços foram isolados com pouca troca de informações entre as equipes”.

O IOHK apresentará uma prévia do protótipo Plutus dAppStore no Cardano Summit 2021, que acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês. O chefe de marca e comunicações da Cardano, Sidney Vollmer, deu a entender que algumas das parcerias anunciadas durante a cúpula “explodirão a mente das pessoas”.

Embora a data oficial de lançamento da Plutus dAppStore ainda não tenha sido anunciada, resta saber se, e em quanto tempo, os aplicativos DeFi de pleno direito preencherão a loja.

Aviso Legal: No momento em que escrevo este recurso, o autor possuía a ETH e várias outras criptomoedas.


LEIA TAMBÉM


Banco Central Chinês Tenta Resgatar Evergrande Injectando Cerca de 19 Bilhões de Dólares

BNA Autoriza Estabelecimentos Comerciais a Disponibilizar Dinheiro A Partir do TPA

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version