O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, afirmou nesta semana que os atrasos nas operações cambiais que têm originado reclamações por parte de alguns clientes bancários não são provocados por problemas de divisas e sim ineficiência operacional, segundo apurou o Jornal Mercado.

José de Lima Massano, que falava durante uma conferência de imprensa no final da reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, fez saber também que não há falta de divisas no país e que o mercado cambial angolano está normalizado.

Não temos conhecimento de operações cambiais pendentes por dificuldade de acesso a divisas, consideramos o mercado cambial normalizado.

 

Não há falta de divisas. Temos um mercado cambial que funciona, normalizado. [O mercado] encontrou o seu equilíbrio.

Disse o governador

Valorização do Kwanza face ao dólar

Dados estatísticos apresentados pelo jornal O Mercado indicam que, no que respeita o câmbio, o kwanza valorizou cerca de 0,65% em relação ao dólar em Agosto último, elevando a sua apreciação acumulada desde o início do ano para 2,15%.

Já no que respeita o mercado informal, a apreciação acumulada da moeda nacional no mesmo período foi de 12,44%, resultando num diferencial de 5,30% entre a taxa formal e informal.


LEIA TAMBÉM


Visa Está a Criar um Canal Universal de Pagamentos Para CBDCs e Stablecoins

CBDC da Nigéria Será mais Segura que Criptomoedas Privadas, Garante Vice-governador do CBN

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version