O Banco Africano de Exportações e Importações (AfreximBank) e o Secretariado da Área de Comércio Livre Continental Africano (AfCFTA) anunciaram a implementação operacional do Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação denominado PAPSS.

O PAPSS é uma infra-estrutura revolucionária de mercados financeiros construída para permitir pagamentos transfronteiriços instantâneos em moedas locais entre os mercados africanos.

A infra-estrutura servirá como uma plataforma continental que simplifica as transacções transfronteiriças e reduz a dependência de moedas fortes, essencialmente impulsionando o comércio intra-africano.

Só para se ter ideia da importância deste projecto, quando for totalmente implementado, o PAPSS poderá economizar para o continente mais de 5 bilhões de dólares em custos de transacção de pagamento a cada ano.

O PAPSS não está posicionado para substituir os sistemas de pagamentos regionais e nacionais existentes

Benedict Oramah, presidente do AfreximBank

Falando à margem da cerimônia de lançamento da infra-estrutura intra-africana, o presidente do conselho administrativo do AfreximBank, Benedict Oramah, disse:

Com a implementação do PAPSS, a África pode esperar começar a colher os frutos do Acordo de Livre Comércio Continental Africano.

 

O Afreximbank tem orgulho de ter contribuído para a realização do sonho de várias décadas que parecia inatingível a apenas alguns anos atrás.

Segundo Benedict Oramah, o PAPSS não está posicionado para substituir os sistemas de pagamentos regionais e nacionais existentes, mas para colaborar e trabalhar com estes sistemas na melhor integração das economias africanas para o benefício de todos.

Benedict Oramah aproveitou também a sua intervenção para agrader à União Africana, ao Secretariado do AfCFTA, ao Instituto Monetário da África Ocidental e aos bancos centrais africanos pelo resultado notável que é este projecto.

O “PAPSS definirá agora os seus objectivos na integração do resto do continente…”.

Mike Ogbalu, CEO da PAPSS

Por sua vez, o CEO do PAPSS, Mike Ogbalu, disse que o sistema de pagamento é projectado para ser uma ferrovia fundamental que conecta os mercados africanos uns aos outros e permite que indivíduos, empresas e governos no continente negociem uns com os outros sem problemas.

Desta forma, o “PAPSS proporcionará um novo ímpeto para que as empresas se expandam mais facilmente em toda a África, essencialmente eliminando as fronteiras que existiam anteriormente”, disse Mike Ogbalu.

De acordo com o CEO, o PAPSS já demonstrou aptidão através do seu teste piloto bem-sucedido e da sua prova de conceito na região WAMZ, uma região com a diversidade e complexidade previstas no contexto africano mais amplo, isto é, uma região multilíngue, multimoedas, multirreguladores, etc.

Após a realização deste marco, o PAPSS definirá agora os seus objectivos na integração do resto do continente nesta infra-estrutura crítica, integrando Sistemas de Pagamentos Nacionais, Sistemas de Pagamentos Regionais e outros provedores de serviços financeiros.

Concluiu Mike Ogbalu.

LEIA TAMBÉM


Binance Encerra Seus Serviços na África do Sul

MoneyGram Permitirá Pagamentos Internacionais em Moedas Digitais através de Moedas Locais

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version