A moeda digital do banco central (CBDC) da Nigéria, o e-Naira, será lançada nos próximos dias, informou o governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Godwin Emefiele.

Como noticiado recentemente, o banco central adiou o lançamento do e-naira que estava marcado para o dia 1 de outubro. De acordo, porta-voz do Banco Central, Osita Nwanisobi, a data do lançamento foi adiada devido o dia da independência do país.

O e-Naira será a primeira moeda de gênero no continente africano e, com isso, fará da Nigéria “um dos primeiros países de África a digitalizar a sua moeda nacional”, disse o governador.

Um dos objectivos do lançamento da moeda digital é acelerar a inclusão financeira e permitir fluxos de remessas mais baratos e rápidos, disse o CBN. Além disso, vai permitir que o banco central tenha o total controlo do sistema monetário do país.

Godwin Emefiele, Governador do Banco Central da Nigéria.

Banco central nigeriano intimado a por roubo de patente

Na última semana de setembro, o Banco Central da Nigéria foi levado a tribunal pela Enaira Payment Solutions, uma empresa constituída em 2004, legalmente registada que cumpre os requisitos legais como o Imposto sobre o Rendimento das Empresas da Nigéria.

A Enaira Payment Solutions acusou o banco de apoderar-se da sua marca, pois afirmou ser a titular legítima da marca Enaira.

A empresa recorreu ao Tribunal Superior onde esperava obter uma medida de restrição contra o banco central e proibiu-a de usar o termo impedindo assim o seu lançamento.

No entanto, o Tribunal Supremo nigeriano decidiu favor do CBN e permitiu o banco lançar o e-Naira, uma moeda digital que será uma das primeiras na África.


LEIA TAMBÉM


Maior Fabricante de Equipamentos de Mineração de Bitcoin Interromperá o Envio de Máquinas Para a China em Outubro

A Capitalização de Mercado da Stablecoin “Tether” Está Sob Investigação Para Descobrir se Realmente Está Indexada ao Dólar

Banco Central da Nigéria Adia Lançamento do E-Naira

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version