O Banco Central da Tanzânia está a explorar as possibilidades para lançar a sua própria moeda digital de banco central (CBDC), informou o governador do banco, Florens Luoga, durante a 20ª Conferência de Instituições Financeiras (COFI) organizada pelo banco central na última quinta-feira (24).

Dia após dia o mundo torna-se mais tecnológico e as criptomoedas, NFTs e CBDCs fazem parte dos produtos que surgem deste novo paradigma. Por essa razão, o banco central da Tanzânia “começou os preparativos para ter a sua própria CBDC” de modo que não seja ultrapassado na adopção de CBDCs. Explicou Florens Luoga.

Florens Luoga, governador do banco central da Nigéria.
Florens Luoga, governador do banco central da Nigéria

Florens Luoga disse ainda que o processo de preparação para o lançamento do xelim digital, inclui a expansão das pesquisa sobre moeda digital no sentido de potencializar a equipe de desenvolvimento de CBDC do banco.

O Banco Central da Tanzânia está a inspirar-se na Nigéria

A Nigéria, tornou-se em outubro na primeira nação africana e a segunda no mundo a lançar oficialmente a sua própria CBDC, denominado por eNaira. A CBDC nigeriana surge para complementar a moeda física do país e não para substitui-lá. 

eNaira, moeda digital de banco central da Nigéria

O facto da Nigéria ter decidido entrar para lista de países que emitiram uma CBDC, seguindo as Bahamas e ter lançado sua moeda digital, disse Florens Luoga, inspirou bastante o banco central da Tanzânia a tomar tal atitude.

Rapidamente cresce o número de governos que estão a explorar as moedas digitais do banco central em seus países. Em África, a adopção do CBDC cresce gradualmente. Banco de Gana, por exemplo, pretende lançar em breve a sua CBDC. 

Criptomoedas continuam sendo proibidas na Tanzânia

As criptomoedas continuam sendo ilegais, portanto ainda estão proibidas na Tanzânia, lembrou Luoga enquanto discursava. Além disso, o governador apelou aos usuários cautela com relação às criptomoedas.

Em novembro de 2019, o banco central do país emitiu uma directiva em que declara que os activos digitais não são reconhecidos pela lei daquele país.

No entanto, é bem provável que as criptomoedas sejam legalizadas brevemente, visto que, segundo relatos, o banco está a trabalhar para reverter tal lei. Esta postura do banco surge após a presidente do país, Samia Suluhu Hassan, dizer em junho que o país deveria preparar-se para as criptomoedas.


LEIA TAMBÉM


Nova Variante da Covid Atinge Mercado e Bitcoin cai Para Menos de 55 mil Dólares

Novo Governo Alemão Faz História No Universo de Criptomoedas e Blockchain

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version