A última semana foi marcada, sobretudo, pela recuperação do preço do Bitcoin que na semana anterior tinha registado uma forte queda, chegando aos 53 mil dólares, valor não visto desde Outubro último. Durante o período de baixa, vários nomes importantes do mercado de criptomoedas aumentaram o seu investimento no Bitcoin. Confira abaixo alguns dos temas mais quentes da semana.
El Salvador e MicroStrategy adquirem novos volumes de Bitcoin após queda de preços
Após um período conturbado no mercado de criptomoedas, o Presidente salvadorenhdo anunciou na rede social Twitter mais uma aquisição de Bitcoin. Ao todo, conforme o tweet do Presidente Nayib Bukele, 100 Bitcoins foram comprados.
Outro grande nome que aproveitou a queda de preços para aumentar a sua exposição ao Bitcoin foi a MicroStrategy de Michael Saylor, que comprou na última semana mais 7.002 Bitcoins por um preço médio de 59 mil dólares. No anúncio, a MicroStrategy reafirmou o seu compromisso de continuar a adicionar a criptomoeda ao seu estoque.
Bitcoin supera PayPal em volume de transacções
A empresa de inteligência financeira em blockchain, Blockdata, revelou que desde o início deste ano houve mais transacções na rede Bitcoin do que na plataforma de pagamento Paypal, e que o Bitcoin pode superar a rede Mastercard em apenas 5 anos.
De acordo com a Blockdata, a rede Bitcoin movimentou em média 187 mil milhões de dólares a mais do que o PayPal, trimestralmente, desde o início do ano 2021. Apesar disso, o volume de transacções actuais do Bitcoin por trimestre, equivalente a 489 mil milhões de dólares, representa apenas uma fracção do valor processado por empresas como a Mastercard e a Visa.
Binance é 10 vezes maior do que as exchanges concorrentes
O CEO da maior exchange de criptomoedas do mundo, Changpeng Zhao, afirmou categoricamente que a Binance é dez vezes maior que as outras exchange concorrentes, isto devido os recursos e vantagens que a Binance possuí em relação à concorrência.
Changpeng Zhao, em entrevista à Forbes, comentou que quando a exchange entrou em cena deparou-se com exchanges como a Coinbase, Kraken, Poloniex e a Bittrex a liderarem o mercado, entretanto, os seus focos eram muito limitados.
Site queniano promove curso intensivo sobre criptomoedas e blockchain
O BitKE, um site queniano de notícias sobre criptomoedas e blockchain, promoveu nesta semana um curso intensivo de cripto-jornalismo para editores e jornalistas no sentido de ajudá-los a serem mais capazes de reportar notícias sobre criptomoedas e blockchain em África e no mundo de forma clara e precisa.
A ideia surgiu após a equipa do BitKE deparar-se com um artigo mal escrito, feito por um meio de comunicação do Quênia. O artigo afirmava que mais de 4 milhões de quenianos possuíam criptomoedas. O que não era verdade. O que levou, na altura, a equipa a elaborar um outro artigo com factos devidamente bem apurados para levar a verdade aos seus leitores e esclarecer as coisas.
David Marcus sai do projecto Diem; Bank Of America revela futuro promissor para o metaverso
O chefe da divisão de fintech da Meta, David Marcus, anunciou a sua renúncia ao cargo por razões ainda desconhecidas pelo público. No seu lugar, entrará Stephane Kasriel, a ex-CEO da Upwork.
A saída de Marcus segue a doutros executivos-chave no projecto Novi/Diem. Em. Setembro deste ano o fundador do projecto, Morgan Beller, saiu do projecto. Outro co-fundador, Kevin Weil, abandonou o projecto em Março deste ano para juntar-se à Planet.
Dos EUA surgiu-nos nesta semana a revelação do Diretor Administrativo e Estrategista Global do Bank of America, Haim Israel, segundo a qual “o metaverso criará muitas oportunidades para a tecnologia blockchain e fará com que os activos digitais comecem a ser amplamente empregados para transacções financeiras”.
Em entrevista, Haim Israel descreveu o metaverso como a ferramenta que impulsionará a indústria de criptomoedas para a adopção em massa, prevendo igualmente que o metaverso será o espaço/tempo em que as criptomoedas serão usadas, de facto, como moedas.
Dj Khaled e vários ícones da música apostam em NFTs; AMC e NFTs fazem história no cinema
As estrelas da música Diplo, DJ Khaled, Martin Garrix e Future compraram NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club através do ‘serviço de concierge’ da MoonPay. As aquisições demonstram o interesse cada vez mais alto das figuras públicas investirem em activos digitais.
Os activos comprados podem ser rastreados até a conta OpenSea da MoonPay. Contudo, dos quatro apenas Diplo tem um endereço OpenSea nomeado, com os outros endereços estando afiliados às outras estrelas por conta da facilitação das compras pela MoonPay aos músicos.
No cinema, os NFTs também fizeram história. Após a parceria entre a rede de cinema AMC e a Sony Pictures para fornecer 86 mil NFTs, que visavam recompensar membros e investidores de pequenos comércios que encomendaram ingressos para a estreia de “Homem-Aranha: No Way Home”, em 16 de Dezembro, os NFTs proporcionaram a segunda maior venda de ingressos na história da AMC.