Bitcoin é a maior criptomoeda do mundo, mas existem milhares de outros tokens de criptomoedas no mercado. Vale a pena saber mais sobre o amplo mundo das criptomoedas e quais outros tokens comprar.
Neste artigo, entenda as diferentes categorias de criptomoedas e como você pode usar esse conhecimento para selecionar as altcoins que preferir.
Introdução
Desde os primórdios do Bitcoin, há uma década, milhares de outras criptomoedas, conhecidas coletivamente como altcoins, foram criadas. Por exemplo, o principal site de informações sobre criptomoedas a CoinMarketCap atualmente rastreia 8.350 altcoins, com possivelmente milhares mais por vir.
Claro, o Bitcoin continua liderando todas as criptomoedas em termos de capitalização de mercado, base de usuários e popularidade.
Mas o mercado global amadureceu além do principal ativo digital do mundo. Algumas das outras principais altcoins estão impulsionando mais crescimento e adoção para o mercado, lançando inovações que já estão mudando o mundo das finanças e de outras indústrias enquanto falamos.
Na comunidade de criptomoedas em rápido crescimento, já existem inúmeras opiniões e peças de reflexão quando se trata de quais alternativas do Bitcoin comprar e manter.
No entanto, no espírito de justiça, evitaremos recomendações específicas. Para o nosso guia sobre quais criptomoedas comprar além do Bitcoin, vamos nos aventurar nas várias categorias de altcoins, pelo menos neste momento específico.
Pense nessas categorias como uma estimativa aproximada das indústrias que foram construídas em torno da revolução das criptomoedas em geral dos últimos anos.
Categorias de Moedas Alternativas
Ao discutir categorias sobre tokens específicos, queremos ajudar os recém-chegados em criptomoedas a entender os papéis que cada altcoin desempenha no esquema maior das coisas.
Vale a pena notar que os projetos de criptomoedas evoluem muito rapidamente, e várias das altcoins de que falamos em cada categoria abaixo podem realmente se enquadrar em mais de uma classificação.
Finalmente, enfatizamos que as discussões sobre as altcoins abaixo não devem ser tomadas como aconselhamento financeiro ou de investimento. No Bitcoin Angola, acreditamos na liberdade do dinheiro. Acreditamos que é melhor ajudar a informá-lo sobre criptomoedas, inspirá-lo a fazer sua própria pesquisa e tirar suas próprias conclusões e decisões. Deixe este artigo ser o início da sua jornada sobre criptomoedas em vez de um menu de qual criptomoeda comprar.
Plataformas Blockchain
Começamos com os projetos de criptomoedas que construíram suas próprias redes blockchain sobre as quais vários desenvolvedores criaram seus aplicativos e soluções descentralizadas. Pense nisso como a versão de criptomoedas do Windows, iOS ou Android. Quanto mais programas forem construídos sobre essas blockchains, mais consequentes eles estarão no movimento geral das criptomoedas.
Ethereum
Ethereum (ETH) é a maior plataforma blockchain do mundo e a segunda maior criptomoeda depois do Bitcoin. Até agora, mais de 280.000 tokens foram emitidos na rede Ethereum como tokens ERC-20, e mais de 40 desses tokens fazem as 100 principais criptomoedas do mundo por capitalização de mercado.
Além disso, essa posição dominante do blockchain colocou-a na vanguarda das inovações de criptomoedas, desde os milhares de projetos de criptomoedas lançados na explosão das criptomoedas de 2017 até o movimento DeFi (finanças descentralizadas) de 2020. Discutiremos o DeFi mais abaixo, mas o Ethereum é uma figura-chave nele.
Polkadot & Cardano
Mas o Ethereum está longe de ser a única plataforma blockchain que está deixando sua marca. No momento, dois dos projetos vistos como rivais da Ethereum são Polkadot (DOT) e Cardano (ADA), atualmente a quarta e a sexta maiores criptomoedas do mundo, respectivamente.
Polkadot conecta várias cadeias especializadas em uma rede universal, enquanto Cardano é uma blockchain de uso geral que se orgulha de ser baseada em pesquisas acadêmicas revisadas por pares.
Outros projetos de criptomoedas que estão principalmente sob esta categoria incluem Tezos (XTZ), EOS (EOS) e Tron (TRON).
Pagamentos Digitais
Talvez a categoria de criptomoedas mais antiga desta lista, os tokens de pagamento digital têm um objetivo: substituir as moedas fiduciárias como o padrão global de pagamento. Bitcoin está mais distante ao longo do caminho em termos de atingir esse objetivo, mas ao longo da existência das criptomoedas, algumas das criptomoedas mais antigas são criadas como cópias ou rivais do Bitcoin.
Bitcoin Cash & Litecoin
Uma dessas cópias, em um sentido literal, é Bitcoin Cash (BCH). A criptomoeda mais importante que surgiu de pelo menos 105 modificações de Bitcoin, ou garfos duros, que aconteceram na última década, o Bitcoin Cash se separou do blockchain Bitcoin em 2017 e desde então cresceu seu sistema de caixa eletrônico peer-to-peer.
Outra alternativa ao Bitcoin é o Litecoin (LTC), uma altcoin criada em 2011 que visa permitir pagamentos rápidos e de baixo custo a qualquer pessoa no mundo, usando uma versão alterada e mais ágil da mecânica blockchain usada para Bitcoin.
Há também outras altcoins orientadas a pagamentos digitais, como Stellar Lumens (XLM), XRP (XRP) e, sim, Dogecoin (DOGE).
Tokens Utilitários
Esta categoria é mais uma classificação abrangente para várias criptomoedas que são usadas em soluções construídas sobre plataformas blockchain como a Ethereum.
Desde então, alguns desses tokens evoluíram para construir suas próprias blockchains e abranger várias funções, incluindo instrumentos DeFi, tokens nativos para blockchains e muito mais.
Um desses tokens é o BNB (BNB), que evoluiu de um token de troca para pagar taxas de transação na bolsa Binance para um ativo polivalente que serve como token nativo da Binance Chain e Binance Smart Chain (BSC), entre centenas de outros casos de uso. Essa flexibilidade em termos de utilidade abobadou o BNB para o número 5 nas classificações de criptomoedas.
Outro token utilitário que vale a pena mencionar é o Chainlink (LINK), um serviço oráculo descentralizado que pode fornecer dados externos para contratos inteligentes no Ethereum e outras blockchains, incluindo o BSC. Atualmente, é a sétima maior criptomoeda do mundo e um grande jogador reconhecido em DeFi.
Outros exemplos de tokens utilitários são Swipe (SXP), que alimenta o a plataforma Swipe crypto-fiat, e Trust Wallet Token (TWT), que é o token nativo do aplicativo de carteira de criptomoedas Trust Wallet.
DeFi (Finanças Descentralizadas)
Uma categoria que explodiu em popularidade em 2020 é o DeFi, ou o universo de serviços financeiros movidos a blockchain que possibilitam que pessoas ao redor do mundo negociem, apostem ou acumulem ativos sem a necessidade de uma autoridade centralizada.
Com vários incentivos, como altos rendimentos e transferências rápidas de ativos ponto a ponto, esta é uma categoria em rápida evolução que é emocionante de assistir nos próximos anos.
Soluções DeFi notáveis baseadas no Ethereum incluem Uniswap (UNI) e SushiSwap (SUSHI), que facilitam a troca descentralizada e o agrupamento de muitos ativos digitais, bem como o Compound (COMP), que oferece serviços de empréstimo e empréstimos de criptomoedas.
Do lado do BSC, soluções notáveis da DeFi incluem PancakeSwap (CAKE), que combina pools de liquidez com um mecanismo de apostas, e Venus (XVS), uma plataforma descentralizada do mercado monetário para empréstimos de ativos digitais e geração de moedas estáveis.
Moedas estáveis
À medida que as corretoras de criptomoedas surgiram no início da década passada, houve uma demanda por criptomoedas que estão indexadas a moedas fiduciárias, como o dólar americano.
A iteração mais antiga e proeminente desse token, que é chamada de moeda estável, é USD Tether (USDT). À medida que o mercado de criptomoedas amadureceu, as opções das pessoas para stablecoins se expandiram, e essas novas stablecoins oferecem melhorias e salvaguardas.
Um exemplo é a Binance USD (BUSD), uma moeda estável apoiada em 1:1 USD aprovada pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) e emitida em parceria com a Paxos
Com o aumento do DeFi no ano passado, também há um aumento da demanda por tokens que estão indexados às principais criptomoedas, como Bitcoin, principalmente para uso em bolsas DeFi e pools de liquidez. Exemplos disso incluem Bitcoin BEP2 (BTCB) e Wrapped Bitcoin (WBTC).
Conclusão
Existem várias outras categorias de criptomoedas que ainda não discutimos, incluindo jogos, privacidade, redes sociais, armazenamento de dados, computação em nuvem e muito mais.
Independentemente da sua decisão sobre qual criptomoeda comprar depois de fazer sua pesquisa na CoinMarketCap e mais fontes de informação, a Binance pode fornecer muitas opções para sua compra de criptomoedas. Você pode comprar criptografia convenientemente usando depósitos, cartões de débito e crédito e muito mais.
LEIA TAMBÉM
Esposa de Donald Trump Lança Plataforma de NFT Baseado em Solana