O presidente da Federação Russa – Vladimir Putin – concordou com o banco central do país que as criptomoedas são altamente voláteis e representam vários riscos para a rede financeira. No entanto, ele vê potencial na mineração de criptomoedas, pois pode dar à Rússia “certas vantagens competitivas”
Criptomoedas e o esquema de pirâmide
O Banco da Rússia argumentou que a classe de ativos (criptomoedas) lembra um esquema de pirâmide, mina a soberania da política monetária e ameaça o sistema financeiro local.
Em uma conferência recente , o líder russo – Vladimir Putin – disse estar ciente das discussões em andamento sobre o assunto e destacou que a regulamentação de criptomoedas está atualmente “no centro das atenções”.
Semelhante ao banco central, Putin afirmou que a expansão da classe de ativos traz certos riscos para os investidores devido à sua alta volatilidade. Por outro lado, o presidente é a favor da mineração de criptomoedas, pois acredita ser benéfica para a sua nação.
Discussões devem continuar
Putin instou o Banco da Rússia e o governo local a discutir o assunto novamente e “chegar a algum tipo de opinião unânime”.
“Embora, claro, também tenhamos algumas vantagens competitivas aqui, especialmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de eletricidade e ao pessoal bem treinado disponível no país.”
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Embora enxerga vantagens a volta desse assunto, o presidente russo espera que as discussões continuem e que se chegue a uma opinião unânime.
LEIA TAMBÉM
Conselho Executivo do FMI Recomenda El Salvador a Deixar de Usar Bitcoin Como Moeda Legal