O Banco de Gana (BoG) afirmou que a sua moeda digital de banco Central (CBDC), eCedi, será inclusiva pois, visa integrar ao sistema económico do país todos os cidadãos, inclusive, aqueles que não possuem nenhuma conta bancária.
De acordo com o documento divulgado na terça-feira, o BoG pretende com a CBDC não apenas concluir pessoas sem contas bancárias como também aquelas que não têm acesso a internet. Isto, parte dos esforços para digitalizar o sector económico.
“O Banco de Gana declarou sua intenção de explorar uma CBDC no âmbito do programa de digitalização do setor financeiro. É em busca desse objectivo que o Banco de Gana anunciou o conceito do eCedi – uma versão digital das notas e moedas do Cedi.”
Disse Ernest Addison, Governador do Banco
Para que isso seja possível e para o funcionamento correcto do eCedi, o BoG planeia implementar ao projecto da CBDC carteiras de hardware que são dispositivos de armazenamento portáteis seguros mantidos por indivíduos e que funcionam no modo offline.
BoG revela algumas Características da CBDC
De acordo com um relatório, o Banco de Gana revelou também algumas características sobre a CBDC. Assim sendo, a eCedi vai:
- Aumentar a digitalização da economia ganense
- Promover a inclusão financeira e a adoção de pagamentos digitais pelos consumidores
- Antecipar o futuro papel do BoG como regulador activo e facilitador de uma economia digital
- Fomentar a possibilidade de um sistema de pagamento mais seguro, eficiente e resiliente
- Acessível ao público em geral e às empresas
- Cobrindo pagamentos de baixo valor, bem como utilizando a infraestrutura de pagamento existente
- Mitigar riscos potenciais para a desintermediação do sistema bancário
- Capacidade de lidar com grandes volumes de transações
- Disponibilidade 24/7
- Suporta pagamentos instantâneos
O relatório também diz que documento define a CBDC como uma CBDC de varejo, que pode ser armazenada em um cartão, telefone ou dispositivo inteligente e pode ser transferida de um usuário para outro.
LEIA TAMBÉM
FTX Firma Parceria com AZA Finance Para Expandir Cripto e Web3 em África