A moeda digital de banco Central (CBDC) é uma versão digital do dinheiro físico actual de um país. Ela está atrelada directamente ao dinheiro fiduciário e tentam manter o mesmo valor. No entanto, há uma com relação ao tipo de emissão.
Os bancos centrais, entidades responsáveis pelo controlo total dela, geralmente, lançam o dinheiro fiduciário por meio de notas e moedas, já a emissão da CBDC varia pelo tipo: CBDC de Atacado e de Varejo.
Moeda digital de banco Central de Atacado
CBDC de atacado é criada e funciona para instituições financeiras. Bancos comerciais e outras instituições financeiras podem usar a CBDC de um banco central para transferir fundos e finalizar transações de forma mais eficiente e rápida porque actualmente elas podem ser caras e demoradas.
Umas das suas vantagens é que aumenta consideravelmente a eficiência em pagamentos internacionais; a CBDC de atacado tem a sua segurança aprimorada e ajuda a evitar fraudes bancárias. Países como Cingapura , Malásia e Arábia Saudita, estão a desenvolver este tipo de CBDC.
Moeda digital de banco Central de Varejo
CBDC de varejo são voltadas ao consumidor final como alternativa ao dinheiro físico. Esse tipo de moeda digital de banco Central os consumidores podem manter em uma carteira ou conta e usá-lo para pagamentos. Isto significa maior inclusão financeira da população, uma vez que permite transações digitais até por parte de pessoas que não têm contas em instituições financeiras.
É vantajoso porque não há risco de falência do banco, pois os fundos são apoiados pelo governo. Países como os EUA e As Bahamas ao desenvolver a sua CBDC optataram por seguir este modelo de varejo.
LEIA TAMBÉM
Baixo Uso de Smartphones Dificulta o Lançamento da CBDC do Quênia
O que Você Precisa Saber Sobre Moedas Digitais do Banco Central (CBDC). Parte 1