O governo da Noruega está analisando uma proposta para abolir a política de tratamento fiscal preferencial para data centers de mineração de criptomoedas com eletricidade mais barata. O poder executivo em Oslo diz que as condições mudaram e que o país precisa da energia atualmente utilizada pelos mineradores
As autoridades norueguesas estão a caminho de eliminar um corte de impostos que beneficia as empresas de mineração de criptomoedas há anos. Eles estão propondo se livrar da taxa reduzida de impostos sobre eletricidade para data centers no país nórdico, muitos dos quais estão cunhando moedas digitais. A energia para centros de dados estará, assim, sujeita à taxa geral do imposto sobre eletricidade, a mesma que se aplica a outras indústrias de serviços, disse o governo em um anúncio publicado esta semana.
Estamos em uma situação completamente diferente no mercado de energia agora em comparação com quando a tarifa reduzida para data centers foi introduzida em 2016.
Trygve Slagsvold, ministro das Finanças
Em muitas áreas, o fornecimento de energia está agora sob pressão, o que faz com que os preços subam, elaborou Vedum. Ao mesmo tempo, o setor de extração de criptomoedas se expandiu na Noruega. “Precisamos desse poder para a comunidade. O governo, portanto, descontinuará o esquema”, afirmou o membro do gabinete em Oslo.