A Rússia começará a comprar yuan chinês para suas reservas internacionais ainda este mês, segundo relatórios de economistas russos. Embora analistas afirmem que as compras serão pequenas e simbólicas no início, elas supostamente demonstrarão uma reviravolta na economia do país.

A Rússia começará a comprar yuan chinês pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia, segundo relatórios de economistas locais. A mudança marca um afastamento da liquidação que a Federação Russa começou a executar no início de 2023, reduzindo seus números desde fevereiro.

A compra desses fundos em yuan chinês ajudará o país a continuar acumulando suas reservas, que haviam sido reduzidas pela apreensão de mais de US$ 300 bilhões em ativos devido às sanções ocidentais decretadas como consequência do início do conflito Rússia-Ucrânia conflito. Sobre essas compras, o economista da Bloomberg Alexander Isakov afirmou :

Os volumes de compras de câmbio serão inicialmente pequenos, mas altamente simbólicos, pois mostrarão que o país, em vez de comer através das reservas, as está construindo.

O relatório surge depois que a governadora do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, anunciou em 21 de abril que o banco havia se concentrado em construir uma reserva bancária composta por ativos não sancionados, mas sem especificar a natureza desses ativos. Embora as sanções tenham afetado parte de sua estrutura comercial, a Rússia sobreviveu e até prosperou sob essas restrições, conseguindo acumular US $ 80 bilhões em reservas mantidas no exterior, segundo relatórios de março.

Isso se deve, em parte, à colaboração de aliados como China e Índia, também membros do bloco BRICS, que absorveram a produção de petróleo da Rússia. Há também relatórios que sugerem que alguns desses países estão agindo como representantes de empresas petrolíferas russas, comprando grandes quantidades desse petróleo sancionado e o ‘ lavando ‘ – enviando-o para países que reprimiram as importações de petróleo russo.


LEIA TAMBÉM


Moeda Chinesa Supera o Dólar Americano em Transações Transfronteiriças

Joe Biden Propõe Imposto de 30% Sobre Mineradores de Criptomoedas

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version