O bilionário investidor em tecnologia Mark Cuban travou um longo debate no Twitter com o ex-funcionário da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) John Reed Stark um cético cripto que acredita que a promessa da blockchain “desapareceu há muito tempo”.
Enquanto Mark Cuban se opôs a seus principais argumentos sobre o potencial da indústria e o papel da SEC nela, ele admitiu que a grande maioria das criptomoedas e empresas de blockchain morrerão.
A regulamentação é clara ou não?
O debate começou na quarta-feira com a interpretação de Stark dos comentários recentes da juíza Amy Berman Jackson, que está a supervisionar o processo da SEC contra a Binance. Durante uma audiência, o juiz expressou ceticismo em relação à abordagem da SEC para resolver problemas relacionados à indústria de criptomoedas por meio de “litígios de casos de teste” em vez de novas regras. Embora seja uma crítica frequentemente citada à agência pela indústria cripto, Stark determinou que questões de clareza regulatória eram “irrelevantes” para o caso específico da Binance.
Em resposta, Cuban disse a Stark que estava a interpretar mal o impacto dos comentários do juiz. A falta de clareza nas criptomoedas não afeta principalmente as grandes empresas, mas a grande maioria dos aplicativos de criptomoedas que são pequenas startups.
Looks like even the judge is asking for proper rules and definitions around what crypto assets are securities. pic.twitter.com/97bho46mcD
— No El (@_someone_els) June 14, 2023
“Então, quando a juíza diz que é difícil para ela entender ou compreender totalmente as regras, ela reflete o que todos os pequenos empreendedores iniciantes sentem quando querem seguir as regras, mas não têm um caminho claro”, escreveu Cuban.
Os líderes da indústria cripto, incluindo a Coinbase , argumentam há anos que a SEC não fornece orientações claras sobre quais produtos criptográficos constituem ofertas de valores mobiliários nem como registrar determinados produtos. O comissário da SEC, Hester Peirce, concorda com essa avaliação, assim como os congressistas que apoiam as criptomoedas, incluindo Tom Emmer e Warren Davidson.
Stark, no entanto, discordou sobre a “falta de clareza” nas criptomoedas, afirmando que ela já possui “extraordinária transparência regulatória e lucidez”. Além disso, ele afirmou abertamente que as criptomoedas carecem de utilidade além da especulação, tendo falhado como reserva de valor, investimento, moeda ou equalizador revolucionário para os “sem banco”.
A maioria das empresas morrerá, mas as criptomoedas prosperarão segundo Cuban
Cuban defendeu as criptomoedas pelos benefícios concretos que poderia oferecer e por seu direito de se desenvolver em uma tecnologia mais madura que deixa um impacto positivo na economia.
“90% das empresas de blockchain irão à falência”, disse ele. “99 por cento dos tokens vão quebrar. Assim como 99 por cento das primeiras empresas de internet fizeram… Mas os vencedores mudarão o jogo. É assim que a tecnologia funciona.”
Cuban acrescentou que a SEC não deve decidir se uma tecnologia é ou não “válida”.
Depois de processar a Coinbase e a Binance na semana passada, o presidente da SEC, Gary Gensler, expressou seu próprio ceticismo sobre os supostos casos de uso das criptomoedas, alegando que o mundo não precisa de mais moedas digitais.
“Já temos a moeda digital. Chama-se dólar americano. É chamado de euro ou é chamado de iene, eles são todos digitais agora. Já temos investimentos digitais, afirmou.