Na penúltima semana do mês de Junho a BlackRock apresentou à Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, um pedido para lançar um fundo negociado em bolsa que rastrearia o preço do bitcoin. Após este excecional pedido, muitas foram as teorias da conspiração criadas em volta deste assunto. Segundo alguns influenciadores da indústria, essa acção visa eliminar a atual indústria criptográfica, enquanto que para outros, esta é melhor coisa que poderia acontecer ao bitcoin.
Actualmente a BlackRock possui cerca de 1.300 ETFs (Fundos Negociados em Bolsa, em português) e assume a posição de empresa mais poderosa do mundo. No ano passado a gigante na gestão de fundos fechou uma parceria com a maior corretora de criptomoedas dos EUA, Coinbase, afim de usa-la como custodiante de bitcoin em nome do iShares Bitcoin Trust se os reguladores aprovassem.
O esforço para lançar um ETF de bitcoin à vista, no entanto, é um desenvolvimento significativo na indústria criptográfica. Vários pedidos de outras gestoras de fundo foram rejeitados pelo principal regulador de Wall Street. No entanto, o compromisso renovado entre a maior gestora de ativos do mundo e a Coinbase, pode dar um impulso à indústria. O preço do bitcoin subiu perto de seu nível mais alto de 2023 nos dias desde que a BlackRock apresentou seu pedido, eclipsando US$ 30.000.
Reações sobre a posição da BlackRock no mercado de criptomoedas
Segundo o diretor de investimentos da Bitwise Asset Management, Matt Hougan, “O futuro da criptografia é mais BlackRock e menos Binance”. Partilha da mesma opinião Michael Novogratz, CEO da Galaxy Digital que disse que o lançamento de um ETF de bitcoin da BlackRock “seria a melhor coisa que poderia acontecer para o bitcoin”. Por outro lado vários influenciadores acreditam que o envolvimento da empresa mais poderosa do mundo carrega um lado sombrio.
Segundo um influenciador do setor o envolvimento da BlackRock e outras empresas relevantes foi para intimidar os investidores para que pudessem conseguir as moedas mais baratas. Já o The Wolf Of All Streets, twittou para os seus mais de 900 mil seguidores o seguinte:
Eles não estão tentando matar a criptografia. Eles estão tentando matar a atual indústria de criptografia e depois entregá-la a seus comparsas.
LEIA TAMBÉM
BlackRock: Conheça a Empresa que Controla o Mundo
As Criptomoedas Transcenderão as Moedas Internacionais: CEO da BlackRock