O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou hoje, 25 de Julho, marginalmente sua projeção para o crescimento global este ano, citando a economia forte, especialmente a atividade do setor de serviços no primeiro trimestre de 2023. O credor internacional, no entanto, também emitiu um alerta sobre os problemas em andamento que estão obscurecendo as perspectivas de médio prazo.
O FMI previu um crescimento real do PIB de 3% para todo o mundo este ano em seu mais recente World Economic Outlook (WEO), que é 0,2% a mais do que a previsão de Abril. No entanto, apesar da desaceleração do crescimento entre as principais nações do mundo, a previsão de crescimento global em 2024 deve permanecer em 3%.
O FMI destacou uma diminuição da inflação vertiginosa e o estresse extremo que o setor bancário estava vivendo, o que levou a um pequeno aumento na previsão de crescimento. O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, mencionou que a economia ainda está na floresta com crescimento mínimo.
Segundo o WEO, a taxa de crescimento econômico global é agora de 6,3%, menos da metade do que era há dois anos e abaixo da taxa projetada de 3,5% para 2022.
FMI prevê inflação mais baixa
O FMI prevê que a inflação global pode cair para 6,8% este ano, de 8,7% em 2022 e cair ainda mais para 5,24% em 2024. No entanto, o núcleo da inflação diminuirá progressivamente, de 6,5% no ano passado para 6,0% em 2023 e depois para 4,7% em 2024.
Perspectiva de crescimento dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento manteve-se estável
O FMI previu que a perspectiva para mercados emergentes e economias em desenvolvimento (EMDEs) é amplamente estável, com crescimento de 4,0% em 2023 e 4,1% em 2024. O WEO também observou que EMDEs como China e Índia contribuiriam com grande parte do crescimento global deste ano, enquanto nações maduras terão um crescimento econômico significativame mais lento.
Segundo a pesquisa, a estimativa de crescimento anual da China ainda é de 5,2%. A estimativa de crescimento das economias avançadas em 2023 aumentou da previsão de abril para 1,5% e da previsão de 2024 para 1,4%.
Enquanto isso, o crescimento da Índia deve chegar a 6,1% este ano, 0,2 pontos percentuais a mais do que a previsão anterior feita em abril. Segundo a pesquisa, essa expansão foi causada pelo impulso de crescimento acima do esperado no quarto trimestre de 2022 devido ao maior investimento doméstico.
LEIA TAMBÉM
China: Transacções com CBDC Chegam a US$ 250 Biliões
BRICS: Discussão Sobre a Nova Moeda Não Fará Parte da Reunião de Agosto
O que é XRP? Guia Completo Sobre a Criptomoeda Criada Pela Ripple
O que é o Bard? Saiba Tudo Sobre o Chatbot de IA da Google Rival do ChatGPT