A taxa de inflação de Gana atingiu uma alta de 43,1% em julho, enquanto o país enfrenta uma crise econômica induzida pela dívida. Segundo a Bloomberg , a inflação foi impulsionada pelo aumento dos preços dos alimentos.

De acordo com a Bloomberg, a inflação de alimentos no Gana subiu de 54,2% em junho para 55% em Julho deste ano. Por outro lado, o crescimento dos preços não alimentares aumentou de 33,4% para 33,8%

A Bloomberg relata que o aumento pode forçar o governo de Gana a aumentar as taxas de juros novamente, para melhorar o actual contexto macroeconómicos do país que está em depreciação.

No mês passado, o banco central de Gana aumentou as principais taxas de juros para 30% em resposta à alta da inflação, que ficou em 42,5%. Na altura, o governador do Banco Central, Ernest Addison, disse que o aperto da política monetária continuará até que o nível de inflação desejado seja alcançado. A decisão de aumentar as taxas de juros no país aumenta o custo de tomar dinheiro emprestado e visa reduzir os gastos do consumidor. 

O Gana tem uma dívida pública quase tão grande quanto o seu produto interno bruto (PIB). De acordo com o Financial Times . Em maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI) concedeu a Gana um resgate de US$ 3 bilhões para ajudar na recuperação económica da crise financeira que se regista há décadas.


LEIA TAMBÉM


Conheça o Kwik – Sistema de Transferência Instantânea da EMIS

O que é o Dólar Americano?- História, Definição e o Câmbio da Moeda mais poderosa do Mundo.

O que é Franco Congolês (FCFA)? – A Moeda Imperialista da França Usada na República Democrática do Congo

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version