O desempenho do índice S&P 500 [SPX] não tem sido impressionante ultimamente. Uma análise recente da Bloomberg apontou que 19 pregões se passaram até agora em agosto sem um único ganho consecutivo registrado pelo índice de ações de referência. Se o SPX encerrar agosto desta forma, o índice criará um novo recorde de baixa em 22 anos. Especificamente, observou o relatório:
“ Será o primeiro mês sem dois dias consecutivos de alta desde maio de 2010, no rescaldo da crise financeira global. “
No final de julho, o SPX subia quase 30% em relação as mínimas de outubro. No entanto, a última luta é um reflexo da falta de convicção entre os investidores após a forte recuperação da IA. Além disso, os investidores inicialmente acreditaram que a Reserva Federal passaria a reduzir as taxas de juro assim que a economia arrefecesse. No entanto, sem qualquer trégua à vista, as condições do mercado pioraram. De acordo com Todd Sohn, ETF e estrategista técnico da Strategas Securities LLC,
“O mercado acionário ficou muito aquecido até o final de julho e está nessa fase de esfriamento, o que vem a seguir. Alguma clareza sobre as taxas de juro certamente ajudaria. O Fed acabou? Esse é provavelmente o próximo catalisador.”
Como o Bitcoin se saiu?
O Bitcoin começou agosto com uma nota positiva. Dos seus máximos aos mínimos, o ativo subiu mais de 7% durante os primeiros dias. Porém, no dia 17 de agosto, o ativo registrou um dos dias mais pessimistas. De uma máxima de US$ 28.980, o BTC criou uma mínima de US$ 26.986. Na verdade, por mais de duas semanas, nem mesmo o Bitcoin registrou velas verdes consecutivas. No período mensal, o ativo estava a ser negociado no vermelho, assim como o SPX. O preço do BTC foi 10,67% menor, enquanto o SPX caiu -3,85% no período mencionado.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: Índia, membro do BRICS, abandona dólar americano e compra 1 milhão de barris de petróleo com rúpias pela primeira vez
Leia também: BRICs: Economia da China Pode Superar dos Estados Unidos até 2030