A aliança BRICS concordou o abandono do dólar americano para o comércio internacional durante a reunião em Johannesburgo. O BRICS encerrará oficialmente sua dependência do dólar americano para acordos comerciais globais daqui para frente. O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, confirmou que o bloco decidiu coletivamente abandonar o dólar americano sem oposição.

O BRICS agora continuará promovendo suas respectivas moedas locais para acordos transfronteiriços e fortalecendo suas economias nativas. Essa mudança abrirá caminho para uma mudança de paradigma na economia global e reformulará o cenário político. Os laços bilaterais com outros países serão reestruturados, e o dólar americano enfrentará uma forte concorrência a longo prazo.

BRICS se Afasta do Dólar Americano

Li?deres do BRICS na Cimeira em Joanesburgo, A?frica do Sul.

O bloco BRICS anunciou sua intenção de encerrar a dependência do dólar americano para promover suas moedas locais. O fator da dívida do dólar também desempenhou um papel no abandono do USD. Aumentaremos “as opções de pagamento e reduziremos nossa vulnerabilidade”, mantendo o dólar como reservas, disse o presidente do Brasil, Lula da Silva.

O BRICS também convencerá outros países em desenvolvimento a negociar em moedas locais e não em dólares americanos. O dólar gradualmente desaparecerá do cenário internacional, agravando a crise do teto da dívida nos Estados Unidos.

Além disso, seis novos países se juntarão ao BRICS, fortalecendo ainda mais a aliança. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Etiópia e Irão serão membros do bloco. Cinco dos seis países são nações produtoras de petróleo e podem mudar a forma como o mundo faz comércio nos próximos anos.

Em conclusão, o dólar americano está em uma situação ‘desesperadora’ após o BRICS ter concordado para parar de negociar em dólares. O dólar pode estar no caminho do declínio se os ideais do BRICS se concretizarem como planejado.

 

Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”

Leia também: O Que é G7- A Aliança Liderada Pelos Estados, Competidora do BRICS

Leia também: BRICS: Aliança Pode Dominar 50% da Economia Mundial até 2050

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version