Em 9 de agosto de 2023, a Coinbase, uma carteira e exchange de criptomoedas líder, anunciou o lançamento da “Base”, que se descreve como “ uma ‘ponte’ para os usuários na criptoeconomia”. Ela vem com a missão de abrigar os produtos on-chain existentes da Coinbase e um ecossistema aberto para milhões de novos aplicativos descentralizados.
Base foi muito elogiada mesmo em seu estágio de desenvolvimento. “Acho incrivelmente emocionante que tenha havido tanta energia e apetite para as pessoas virem e usarem o Base, mesmo antes de lançarmos publicamente”, disse Jesse Pollak, diretor sênior de engenharia da Coinbase.
A empresa afirma que não tem planos de lançar um token correspondente neste momento. Ao fazer isso, a Coinbase também pode estar a evitar um campo minado regulatório num momento em que já enfrenta sérias pressões legais. Em 6 de junho, a Coinbase foi processada pela Comissão de Valores Mobiliários por supostamente operar como uma bolsa de valores não licenciada.
O que é base?
Base é uma cadeia Ethereum Layer 2 (L2) que oferece uma maneira segura, de baixo custo e amigável ao desenvolvedor de construir na cadeia. Base é um L2 construído em OP Stack em colaboração com Optimism. Estamos incubando a Base dentro da Coinbase, aproveitando a última década de nossa experiência na construção de produtos criptos, e planejamos descentralizar progressivamente a cadeia ao longo do tempo. Atualmente não planejamos emitir um novo token de rede.
Alguns dos destaques do Base são:
- Protegida pela Ethereum: Base é construída com a segurança e escalabilidade que você precisa para potencializar seus aplicativos descentralizados. Ele aproveita a segurança subjacente da Ethereum, juntamente com as melhores práticas da Coinbase, para permitir que você entre com confiança na Base a partir da Coinbase, Ethereum L1 e outras cadeias interoperáveis.
- Capacitado pela Coinbase: O Base facilita a criação de aplicativos descentralizados com acesso aos produtos, usuários e ferramentas da Coinbase. Integrações perfeitas de produtos Coinbase, acessos fiduciários fáceis e ferramentas de aquisição poderosas permitem que os desenvolvedores atendam aos 110 milhões de usuários verificados e ativos de mais de US$ 80 bilhões no ecossistema Coinbase.
- Grandes recursos, pequenas taxas: o Base oferece compatibilidade total com EVM por uma fração do custo e está comprometido em impulsionar a plataforma do desenvolvedor. Configure transações sem gás para seus dapps com APIs de desenvolvedor fáceis para abstração de contas e crie aplicativos multichain com segurança com pontes fáceis de usar.
- Código aberto: Base pretende ser descentralizada, sem permissão e aberto a qualquer pessoa com a visão de criar uma Superchain padrão, modular e agnóstica de rollup alimentada pelo Optimism. Estamos nos juntando ao Optimism como Core Dev no OP Stack de código aberto e trabalhando para criar uma comunidade próspera de outros desenvolvedores.
O que é uma rede de camada 2?
Uma rede de camada 2 opera sobre um protocolo blockchain subjacente (Ethereum). Ela processa transações fora da rede principal Ethereum (Camada 1), o que resulta em uma série de benefícios para desenvolvedores e clientes, incluindo:
- Maior escalabilidade e eficiência
- Maior velocidade de transação
- Taxas de gás reduzidas
- Medidas de segurança consistentes e descentralização como rede principal (camada 1)
Qual é a conexão entre Base e Coinbase?
Vemos a Base como um passo fundamental para trazer os produtos, usuários e ativos da Coinbase para a criptoeconomia descentralizada. Para garantir que estamos fazendo isso de forma descentralizada, estamos construindo na Ethereum, em parceria com o Optimism, no OP Stack de código aberto, licenciado pelo MIT. Estamos incubando a Base dentro da Coinbase, aproveitando a última década de nossa experiência na construção de produtos criptos, e planejamos descentralizar progressivamente a cadeia ao longo do tempo.
A Coinbase tem planos futuros para um token nativo na Base?
A empresa afirma que não tem planos de lançar um token correspondente neste momento. Ao fazer isso, a Coinbase também pode estar evitando um campo minado regulatório num momento em que já enfrenta sérias pressões legais. Em 6 de junho, a Coinbase foi processada pela Comissão de Valores Mobiliários por supostamente operar como uma bolsa de valores não licenciada.