Para se adaptar ao futuro, é preciso estar atento às tendências do presente. No universo tecnológico, inovação, criatividade e capacidade de gerar boas experiências são respostas comuns e podem ser alcançadas com o uso de mecanismos de computação gráfica.

Por esta razão, preparamos este conteúdo para tratar sobre Imagens Geradas por Computador (Computer Generated Imagery ou CGI, em inglês), VFX (um acrónimo para Efeitos Visuais, em inglês), e para mostrar como os mesmos podem ser caracterizados. Acompanhe!

O que são efeitos visuais?

Efeitos visuais podem ser entendidos como a técnica por trás da criação de imagens e cenas a partir de mecanismos de computação gráfica. Eles são criados através da manipulação de imagens geradas por computador e cliques ao vivo para o processo de filme e animação. 

Este processo é realizado para obter os resultados desejados e atender às necessidades exigidas em sectores como publicidade, indústria de jogos e cinematográfica. É usado também para criar cenas fisicamente impossíveis ou difíceis de criar.

Os mesmos podem ser criados usando software de animação e composição. Empresas como a Weta Digital, Framestore, Moving Picture Company e outras são especializadas nesta área.

O que é CGI?

Como dissemos acima, CGI significa Imagens Geradas por Computador. Em palavras simples, tudo o que é criado digitalmente na plataforma do computador é denominado CGI. 

A criação pode ser qualquer coisa, desde imagens em arte ou mídia impressa, filmes, jogos, vídeos, animações ou quaisquer anúncios curtos. CGI é um termo mais complexo usado para computação gráfica 3D. Porém, o CGI também pode ser usado para imagens 2D e é de natureza estática e dinâmica.

No campo da produção cinematográfica, o CGI tornou-se uma ferramenta importante para os cineastas levarem as suas ideias criativas para o ecrã. Aplicativos de computador como Maya e Adobe After Effects são usados para CGI.

Diferença entre efeitos visuais e CGI

  • CGI faz parte do VFX. VFX é usado para moldar a imagem nas fases finais do filme. As imagens podem conter ilustrações, arte ou componentes criados digitalmente com um processador CGI.
  • Os efeitos visuais são criados usando diferentes softwares especialmente projectados e necessários especificamente para uma determinada necessidade. Por outro lado, CGI são imagens geradas por computador criadas em plataforma digital, mas não requerem nenhum software avançado.
  • O tempo desempenha um papel muito importante no processo de efeitos visuais. Os efeitos visuais são planeiados e esboçados na fase inicial do processo e concluídos na fase de pós-produção. Um director especial de efeitos visuais é nomeado para gerenciar o processo. Já ao utilizar CGI sozinho, o usuário não precisa se preocupar com nenhum timing, nem nenhum supervisor especial é nomeado para o mesmo.
  • Algumas das empresas comuns que oferecem especialização em efeitos visuais são Weta Digital, Moving Picture Company, Framestore e Digital Domain. Embora hoje quase todas as empresas estejam usando o processo CGI.
  • A animação por computador também faz parte do CGI. A parte da Animação é de natureza dinâmica, enquanto as paisagens são de natureza estática. Para criar animação, são criadas imagens colocadas de forma que haja uma ligeira diferença em cada imagem consecutiva com um domínio de tempo e movimento de ilusão. Por outro lado, VFX são recursos especiais adicionados às imagens já criadas e que não podem ser gerados fisicamente.
  • Os materiais usados ??no VFX consistem em imagens live-action filmadas no set, elementos práticos separados filmados com a câmera, como explosões ou incêndios, modelos ou elementos gerados por um computador. Portanto, o CGI faz parte do processo de efeitos visuais.
  • Os efeitos visuais envolvem qualquer tipo de efeito que não seja filmado directamente na câmera e seja criado virtualmente no processo de pós-produção. CGI envolve a modelagem de objecto 3D em uma plataforma digital e a renderização de imagens desses objectos.

LEIA TAMBÉM

O que é VFX? – Tudo Sobre Efeitos Visuais e Inteligência Artificial

Tokens de IA Valorizam Após Volta de Sam Altman à OpenAI

Quem é o novo CEO da Binance, Richard Teng? Empresa publicou sua biografia!

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version