IMVU, o espaço de ponto de encontro virtual e concorrente do Second Life, lançou uma nova moeda no jogo com valor no mundo real “VCOIN”.

Você deve se lembrar do IMVU (pronuncia-se “imm” + “view”) dos dias felizes da internet no final dos anos 2000, quando os anúncios em banner para o serviço pareciam inevitáveis. Um híbrido entre um site de rede social e um espaço de hangout de realidade virtual, o IMVU foi fundado em 2004 e uniu os recursos de mensagens instantâneas do AIM com o fascínio escapista dos avatares 3D; assim como no Second Life, está se desenvolvendo silenciosamente desde então. De acordo com materiais de imprensa, IMVU tem usuários em mais de 140 países.

Com sua nova moeda digital, VCOIN, a empresa está procurando reposicionar dinheiro virtual como um ativo legítimo – um token baseado em Ethereum que funciona como stablecoin , e que o IMVU diz ser respaldado por moeda real. Embora não seja incomum que novos videogames usem moedas premium como forma de facilitar as microtransações, o dinheiro quase sempre flui do mundo real para o jogo; com o lançamento do VCOIN, essas transações começarão a funcionar nos dois sentidos.

Embora o IMVU seja gratuito para se inscrever, ele está ligado a um mercado digital onde os usuários podem comprar itens virtuais como roupas e acessórios por meio de microtransações: negociações no jogo conduzidas inteiramente na plataforma. Até agora, a moeda do reino tem sido o crédito IMVU, que é análogo a algo como o V-Buck da Fortnite – você pode comprá-lo com dinheiro de verdade ou ganhá-lo lentamente executando tarefas no jogo.

A situação do IMVU é mais peculiar do que a do Fortnite, de acordo com o diretor de estratégia John Burris, já que é menos um videogame e mais uma réplica digital do mundo real; no IMVU, você pode pagar por serviços no jogo que são mais intangíveis do que uma capa para seu personagem ou um acessório do mercado.

“Há pessoas que vão aparecer e dizer: ‘Olha, eu não sou um psiquiatra de verdade, mas se você quiser vir e conversar comigo na minha sala legal sobre os problemas de sua namorada, vamos lá’”, disse Burris. Em outra hipótese, ele descreveu uma situação em que os usuários poderiam pagar uns aos outros por uma companhia virtual de curto prazo: “Ei, me dê 50 VCOIN, eu serei sua namorada esta noite.”

Essas são as chamadas transações de “mercado cinza”, acontecendo fora do alcance da plataforma. O VCOIN pode ajudar a trazer esses tipos de pagamentos (que historicamente foram canalizados para serviços como o PayPal) para o IMVU. “Quanto mais isso acontecer na plataforma, onde temos alguma supervisão”, disse Burris, “achamos que será valioso”.
Uma das interfaces do IMVU para adquirir VCOIN.

A diferença é que o VCOIN é na verdade um token ERC-20 no blockchain Ethereum , com valor fora do IMVU. Graças a uma parceria com a Uphold, o provedor de carteira digital por trás do token BAT do navegador Brave , qualquer VCOIN adquirido no IMVU pode ser trocado por moeda fiduciária. A empresa também recebeu uma carta de não ação da SEC, permitindo-lhe vender VCOIN como um “valor não transferível”. É apenas a terceira empresa a receber esse tipo de aprovação da SEC para a venda de um token criptográfico.

Um único VCOIN vale $ 0,004 e o preço é fixo, embora Burris tenha dito que “não é um stablecoin tradicional”, pois não precisa aderir aos regulamentos que se aplicam a outros stablecoins. “Você sabe como, USDC , aqueles caras guardam exatamente um dólar quando você compra uma moeda? Não estamos fazendo exatamente isso, temos alguma flexibilidade na forma como pagamos aos usuários ”.

O acompanhamento natural aqui é: se cada VCOIN não for garantido individualmente com $ .004, como os usuários terão certeza de que poderão sacar? E se cada usuário quisesse sacar de uma vez?

“À medida que vendemos VCOIN, estamos reservando dinheiro para recomprar VCOIN”, explicou Burris. “Assim, qualquer usuário que esteja na plataforma do IMVU, ou que entre e crie uma conta Uphold, pode converter em dinheiro.” Ele continuou: “Com o tempo, começaremos a entender qual porcentagem do mercado de VCOIN está sendo convertida em caixa e saberemos qual caixa temos disponível para o fluxo de caixa, mas obviamente seremos super conservadores e faremos certeza de que temos dinheiro suficiente para lidar com isso. ”

 

A interface Uphold wallet para converter VCOIN em fiat.

No futuro, Burris explicou, o IMVU espera que o VCOIN possa ajudar a atrair DJs e performers virtuais para a plataforma – artistas que querem ser pagos por shows virtuais (pense: Travis Scott em Fortnite ou 100 Gecs e Charli XCX em Minecraft ) sem o “ atrito ”de lidar com serviços como o PayPal.

“Estou muito confiante de que ele se tornará a moeda de escolha dentro e ao redor de nossas plataformas”, disse Burris. “É nosso trabalho torná-lo útil e uma boa ferramenta econômica para outros fora de nossa plataforma.”

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version