Em uma entrevista com o serviço Jay Martin Investment da Cambridge House na conferência de investimentos Vancouver Resource em 17 de janeiro, o ex-primeiro ministro canadense Stephen Harper apontou o Bitcoin como uma alternativa viável que pode servir como uma moeda de reserva global no futuro, mas não substituindo o dólar americano papel internacional. Harper serviu como primeiro-ministro do Canadá por nove anos, de 2006 a 2015.

Harper admitiu que o dólar dos EUA estava em tendência de baixa e mencionou algumas alternativas viáveis, como o yuan chinês e o euro, como candidatos potenciais que poderiam substituir o dólar. Ele, no entanto, expressou suas dúvidas sobre as duas alternativas internacionais devido à incerteza de longo prazo sobre o valor do euro e às medidas arbitrárias do governo chinês que exerceria para controlar o valor do yuan, tornando as duas moedas opções inadequadas.

Harper disse:

“A menos que os EUA se tornem uma catástrofe, é difícil ver qual é a alternativa ao dólar americano como principal moeda de reserva do mundo. Além de, você sabe, ouro, bitcoin … Acho que você verá que o número de coisas que as pessoas usam como reservas aumentará, mas o dólar americano ainda será a maior parte. ”

Ele explicou ainda que toda moeda tem três finalidades, como reserva de valor, unidade de conta e meio de troca. Ele reconheceu que não é um especialista em termos de moedas digitais como o Bitcoin. Embora tenha dito que uma criptomoeda é uma unidade de conta e meio de troca, ele não pode vê-la funcionando como uma reserva de valor.

Ele finalmente reconheceu os CBDCs como inevitáveis, mas disse que essas moedas digitais estariam sujeitas à política monetária em todo o mundo. Ele expressou sua preocupação com a chegada iminente de CBDCs, afirmando que isso faria com que os bancos centrais se tornassem banqueiros gerais em vez de apenas monitores financeiros. Ele, portanto, disse que tal mudança poderia afetar o lançamento das moedas digitais do banco central.

Bancos centrais correndo para adotar moedas digitais

Bancos centrais como o Banco Central Europeu e o Federal Reserve dos EUA estão na corrida para lançar suas próprias moedas digitais devido ao risco de ficar para trás no ritmo de adoção da criptomoeda, já que o Bitcoin não só se torna muito arraigado no comércio eletrônico, mas também se torna viável alternativa às moedas fiduciárias .

O Bitcoin se tornou um ativo seguro à medida que um número crescente de investidores institucionais e de varejo o considera um veículo de investimento sólido e viável, em uma mudança significativa que mostra que a criptomoeda está se tornando um meio mais legítimo de investimento e no futuro será uma moeda de reserva global.

LEIA TAMBÉM:

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version