O BoS, Banco da Cingapura, publicou uma nota de pesquisa que sugere que as criptomoedas têm maior possibilidade de substituir o ouro como reserva de valor. A nota, no entanto, diz que é improvável que elas possam substituir as moedas fiduciárias, mesmo com o aumento da sua adesão.
Segundo a nota, é a volatilidade das criptomoedas que as torna “uma unidade de troca ineficiente”. Essa ineficiência, por seu turno, torna as criptomoedas um meio de troca inadequado.
Ainda assim, como explica um relatório local, as criptomoedas terão uma chance melhor se superarem “obstáculos importantes como confiança, volatilidade, regulamentação e riscos de reputação”.
Quando estes obstáculos forem superados, então essas “moedas digitais também podem ser utilizadas em carteiras de investidores como um potencial porto seguro para activos e para a diversificação de activos”.
O relatório do Banco da Cingapura cita Mansoor Mohi-uddin, economista-chefe do BoS, que explica que os investidores também “precisam de instituições confiáveis para poderem manter moedas digitais com segurança”. Além disso, o economista diz que “a liquidez precisa melhorar significativamente para reduzir a volatilidade a níveis administráveis”.
Apesar do valor do Bitcoin ter subido mais de 300% no ano passado, a criptomoeda registou grandes flutuações de preço. A criptomoeda chegou a cair mais de 30%. Usando esta queda de preços como exemplo, Mohi-uddin conclui que a criptomoeda está “correlacionada com acções e outros activos de risco, ao invés de ser negociado como um porto seguro anticíclico”
Investimento e Liquidez
O BoS sugere que o aumento da participação nos mercados de criptomoedas por parte dos investidores maiores pode ser uma forma de resolver o desafio da liquidez:
O aumento da participação de investidores institucionais, como gestores de activos com horizontes de tempo de prazo mais longo do que os compradores de venda ou fundos de hedge, pode ajudar a aumentar a liquidez, diminuir a volatilidade e fazer com que a acção dos preços seja impulsionada mais pelos fundamentos do que pela especulação.
Banco da Cingapura
Sobre a função potencial das criptomoedas como alternativa à moeda fiduciária, a nota de pesquisa do BoS considera os seus riscos de reputação um impedimento. Além disso, Mohi-uddin afirma que os governos mostraram a sua relutância em adotar uma tecnologia que “poderia potencialmente deslocar as moedas nacionais”. Além disso, continua Mohi-uddin, os governos podem não tolerar tecnologias que restringem a capacidade dos legisladores de imprimir dinheiro durante crises econômicas.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin: Regulamentação Aumentará o Investimento na Criptomoeda
Craig Wright Diz Ser Satoshi Nakamoto e Quer os Direitos Autorais do White Paper do Bitcoin.