Os usuários da Apple perderam mais de 1,6 milhão de dólares em Bitcoin e outras criptomoedas em resultado de um ataque de pescagem (phishing) envolvendo uma versão falsa da popular carteira Trezor na App Store, fez saber o Washington Post nesta terça-feira.
As vítimas escolheram o aplicativo de carteira de hardware, enviaram os seus bitcoins, ou inseriram as suas chaves privadas, e adoptaram o método de armazenamento “frio” para armazenar os seus ativos.
Bom, foi a aprtir deste procedimento que as coisas começaram a dar errado. O aplicativo Trezor que eles baixaram era uma farsa da carteira de hardware original, ou seja, qualquer Bitcoin enviado ou qualquer chave privada inserida para qualquer endereço da carteira falsa foi capturado pelos hackers.
Uma das vítimas foi Phillipe Christodoulou, que baixou o falso aplicativo Trezor no mês passado para ver o saldo da sua carteira numa altura em que os preços do Bitcoin estavam a subir muito.
Phillipe Christodoulou baixou o aplicativo, inseriu os seus dados privados e, tão logo terminou de inserí-los, perdeu mais de 17,1 bitcoins, o equivalente a 600.000 mil dólares, segundo o câmbio do dia.
Mas, Phillipe Christodoulou não está sozinho nessa. a Coinfirm, uma firma de investigação e regulamentação de criptomoedas sediada no Reino Unido, diz ter recebido mais de 7.000 processos sobre criptomoedas roubados desde outubro de 2019.
A Confirm acrescenta que estes aplicativos falsos na Android Play Store e na App Store do Google são bastante comuns.
Segundo a empresa, cinco pessoas confirmaram ter perdido criptomoedas através do falso aplicativo da App Store, o Trezor. As perdas por conta do falso aplicativo chegam a 1,6 milhão de dólares.
A Apple, contudo, ainda não identificou o desenvolvedor do falso aplicativo Trezor. A empresa norte americana não revelou, por outro lado, se já forneceu quaisquer informações para as autoridades policiais.
O que aconteceu com a famosa segurança da Apple?
Os produtos da Apple e da App Store tem uma positiva reputação há longos anos. Os produtos são famosos pelos seus recursos de protecção e segurança, o que significa que a existência de aplicativos falsos na App Store foi uma grande surpresa para muitos.
A Apple avalia constantemente a sua loja e cada aplicativo passa por por extensos testes de qualidade antes de ser listado, este é aliás um procedimento que ajuda a aumentar a confiança do cliente.
É por isso que usuários como Christodoulou, que mencionamos no início deste artigo, estão muito estressados com a Apple. Segundo Phillipe Christodoulou, a Apple marcou o falso aplicativo Trezor como seguro e confiável”.
Ainda em reacção ao golpe, Christodoulou disse:
Eles traíram a confiança que eu tinha neles. A Apple não merece se safar disso.
Nos casos limitados em que os criminosos fraudam os nossos usuários, agimos rapidamente contra estes actores, e também evitamos violações semelhantes no futuro.
Fred Sainz – Porta-voz da Apple
Ou seja, como o golpe já ocorreu, pouco pode ser feito. Para alguns, as palavras de Fred Sainz significam que o valor de 1,6 milhão de dólares em Bitcoin não mais será recuperado.
LEIA TAMBÉM
Reguladores Financeiros dos EUA e da UE Reúnem-se Para Discutir Sobre Stablecoins e CBDCs
Yetubit Faz Parceria Com a VinDAX Exchange Para Listagem da Primeira Criptomoeda Angolana