O presidente do VTB Bank, Andrey Kostin, afirmou que a instituição não gosta do Bitcoin porque classifica-o como um dinheiro falso.

A afirmação foi feita em uma recente entrevista à Bloomberg, na qual Kostin falou um pouco sobre a sua posição e a do seu banco em relação às criptomoedas.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Segundo o presidente do banco, a actividade de mineração de Bitcoin assemelha-se com a produção de dinheiro falso.

Aceitariamos o Bitcoin se fosse produzida por bancos centrais

De acordo com Kostin, ele e o seu banco aceitariam as criptomoedas se elas fossem feitas e distribuídas pelos bancos centrais. 

Kostin acredita que as criptomoedas são o futuro do dinheiro, mas não no formato que elas tem hoje. Para ele, elas deveria pertencer a um banco central.

Se os bancos centrais criassem e colocassem as criptomoedas em circulação, elas estariam inteiramente sob sua tutela, exactamente como acontece com as moedas fiduciárias.

A única diferença que existiria entre uma criptomoeda emitida pelo banco central e as moedas fiduciárias seria a digitalização das moedas nacionais. Aparentemente é isso que que Kostin deseja.

Um ruplo digital

Rublo, moeda da Rússia

Actualmente, diversos bancos centrais conduzem projectos de estudos de viabilidade para emitir uma moeda digital de banco central. Kostin destacou a China que encontra-se muito avançada neste quisito.

Entretanto, muitos governos contrariam a existência das criptomoedas devido a percepção de que elas representam uma ameaça, pois nenhuma instituição estatal detém poder sobre elas.

No caso da Rússia, segundo o presidente do banco, já existe uma equipa que está a trabalhar nos primeiros passos para a criação de um Rublo digital.

Para o Magnata, o Bitcoin assim como as outras criptomoedas continuam sendo não apropriados para a economia, mas considera a ideia da digitalização do sector financeiro sob o controlo do estado uma boa ideia.


LEIA TAMBÉM


CEO da Binance Reage aos Tweets de Elon Musk Chamando-os de Irresponsáveis

Banco Central da Índia Ainda Tem Grandes Apreensões Sobre as Criptomoedas, Afirma o Governador do Banco

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version