Os ministros de El Salvador reuniram-se nesta terça-feira, 15 de junho, para discutir a inclusão do Bitcoin como moeda de pagamento dos salários em todo país.

Em declarações à imprensa, o Ministro do Trabalho e Providência Social de El Salvador, Rolando Castro, disse que actualmente os ministros estão a discutir se as instituições do país devem ou não pagar os funcionários com Bitcoin.

Óscar Rolando Castro, Ministro do Trabalho e Providência Social de El Salvador

O ministro revelou também que, apesar de tudo, ainda é muito cedo para se avançar neste sentido:

Este é um assunto que está a ser discutido no momento. Está a ser analisado pelo Ministro da Fazenda e Ministério da Economia.

 

No devido tempo, haverá uma reunião com todo o gabinete, mas ainda é muito cedo para podermos avançar neste assunto.

A adopção do Bitcoin pelo El Salvador tem dado muito o que falar, com os participantes do mercado a parabenizarem a iniciativa e vários outros países a demonstrarem interesse em adoptar a criptomoeda.

Contudo, nem todos estão convencidos de que o plano do Presidente salvadorenho é sólido. Por exemplo, um reconhecido economista da América Latina, defende que a lei da adopção do Bitcoin constitui uma “violação dos direitos humanos”.

“Adopção do Bitcoin constitui uma “violação dos direitos humanos”

Jonathan Menkos, presidente do ICEFI

Segundo um relatório divulgado pelo jornal diário La Prensa Gráfica, Jonathan Menkos, o presidente do Instituto Centro-Americano de Estudos Fiscais (ICEFI), teceu várias críticas à iniciativa do governo salvadorenho de adoptar a criptomoeda.

De acordo com Jonathan Menkos, a volatilidade do Bitcoin refletirá os riscos para o público, e se as pensões e outros pagamentos do estado passarem a ser feitos em Bitcoin, a segurança financeira de toda a nação poderá estar comprometida.

O economista disse ainda que a nova a adopção do Bitcoin aumentará a incerteza e o risco para a economia e para a renda das pessoas.

Jonathan Menkos, presidente do ICEFI

O presidente do Instituto Centro-Americano de Estudos Fiscais, concluiu dizendo:

O desejo comum dos humanos é o desejo de investir. Queremos investir em algo concreto, como um carro, uma casa, um negócio, não em algo que pode evaporar de um dia para o outro.

 

Para os salvadorenhos, o Bitcoin [a adoção] é uma violação dos direitos humanos, ao bem-estar e, claro, [ao direito de] decidir o que fazer com os próprios recursos.

 

Investir numa criptomoeda não é o mesmo que investir na economia real, comprar uma casa ou economizar.


LEIA TAMBÉM


 A Tunísia Vai Legalizar o Bitcoin – Esta Poderá ser a Primeira Regulamentação em Todo Norte de África

 Coinbase Pro Lista Shiba Inu

Share.

Leave A Reply

Exit mobile version