Cripto-entusiastas de todo o mundo mostraram-se insatisfeitos com a decisão do Banco Mundial de não ajudar o El Salvador na criação de uma economia movida por Bitcoin; em alguns comentários, os defensores da criptomoeda acusaram a instituição de hipocrisia e ignorância.
De acordo com a Reuters, um porta-voz do Banco Mundial disse que o El Salvador pediu ajuda à instituição, mas que recusou o pedido, esclarecendo:
Estamos empenhados em ajudar El Salvador de várias maneiras, incluindo transparência monetária e processos regulatórios.
Embora o governo tenha nos procurado para obter assistência sobre Bitcoin, isso não é algo que o Banco Mundial possa apoiar devido às deficiências ambientais e de transparência.
Bem, as declarações do representante do maior banco do mundo suscitaram uma reacção bastante negativa no universo cripto, com alguns chamando de hipócritas e ignorantes as justificativas do porta-voz.
Pois, segundo alguns cripto-entusiastas, o próprio Banco Mundial está a investir bilhões em combustíveis fósseis, apesar dos apelos das autoridades europeias para que parem de financiar projectos desta natureza.
Um artigo da Bloomberg datado de 1 de abril de 2021, mostra as evidências de que o Banco Mundial havia gasto mais de 2 bilhões de dólares em tais projectos apenas nos últimos dois anos.
A reacção dos cripto-entusiastas
Diante da posição do Banco Mundial, as reacções dos apoiantes das criptomoedas e da sua adopção pelo mundo não se fizeram esperar.
Por exemplo, o usuário do Twitter @heavilyarmedc perguntou a que preocupações de transparência o Banco Mundial se refere, uma vez que o Bitcoin é literalmente um livro-razão público(?)
Na mesma linha, o co-fundador da Messari , Dan McArdle, também questionou as alegações do Banco Mundial dizendo:
As preocupações ambientais são amplamente exageradas, embora pelo menos este seja um tópico complexo.
Mas transparência? O Banco Mundial [está] a revelar muita ignorância aqui.
Para concluir, o conhecido investidor em criptomoedas, Anthony Pompliano, foi mais incisvo e disse que a razão desta declaração se deve ao facto do Banco Mundial ainda não ter descoberto como como ganhar dinheiro com Bitcoin.
LEIA TAMBÉM
Banco Mundial Nega Apoio a El Salvador na Implementação do Bitcoin