O Banco Mundial disse que não poderá dar qualquer tipo de ajuda a El Salvador no que diz respeito a implementação do Bitcoin (BTC), sob a justificativa de que há falta de transparência e deficiência ambiental.

O Ministro das Finanças de El Salvador, Alejandro Zelaya, informou no dia 16 de junho que solicitou a assistência técnica ao Banco Mundial para tornar o BTC uma moeda com curso legal junto com o dólar existente.

Segundo a Reuters, o porta-voz do Banco Mundial respondeu da seguinte forma:

Estamos empenhados em ajudar El Salvador de várias maneiras, incluindo transparência monetária e processos regulatórios. 

 

Embora o governo tenha nos procurado para obter assistência sobre bitcoin, isso não é algo que o Banco Mundial possa apoiar devido às deficiências ambientais e de transparência.

As preocupações ambientais acerca da mineração do BCT é um assunto discutido com bastante frequência. No entanto, relativamente a El Salvador, o presidente do país Nayib Bukele, garantiu que todas as medidas já foram providenciadas para que a mineração seja 100% limpa.

A semana anterior, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou sobre as suas preocupações económicas e jurídicas relacionadas a decisão de El Salvador de tornar o BTC uma moeda com curso legal no país.

Ainda de acordo com a Reuters, Gerry Rice, porta-voz do FMI, falou sobre a opinião da organização:

A adopção do Bitcoin como moeda com curso legal levanta uma série de questões macroeconómicas, financeiras e jurídicas que requerem uma análise muito cuidadosa.

 

Estamos a monitorar de perto os desenvolvimentos e continuaremos nossas consultas com as autoridades.

Mas, apesar da questões levantadas pelo FMI, o ministro das finanças de El Salvador classificou as actuais negociações com o Fundo Monetário Internacional bem sucedidas.


LEIA TAMBÉM


FMI Mostra-se Preocupado Com a Adopção do Bitcoin Como Moeda de Curso Legal em El Salvador

Ministros de El Salvador Discutem Pagamentos dos Salários em Bitcoin

Share.

Entusiasta em novas tecnologias e economias emergentes.

Leave A Reply

Exit mobile version