Os computadores quânticos poderão ter capacidade de invadir os sistemas de segurança que protegem maior parte do ecossistema de criptomoedas, e isto já daqui a aproximadamente dez anos, de acordo com especialistas em segurança cibernética.

Segundo a CNBC, a aplicação de assinatura digital para acessar contas financeiras corre risco de ser invadida por hackers de computadores quânticos.

Os especialistas dizem que a maior parte dos serviços financeiros mundiais fazem o uso da criptografia assimétrica.

Ora, a criptografia assimétrica é qualquer sistema criptográfico que usa pares de chaves: chaves públicas, que podem ser amplamente disseminadas, e chaves privadas que são conhecidas apenas pelo proprietário.

Por mais que a tecnologia dos computadores quânticos ainda esteja em processo de desenvolvimento, os especialistas já conseguem prever que estes computadores podem chegar a ser tão avançados e assim, terem a capacidade de quebrar a segurança criptográfica de activos digitais num período mínimo de 10 anos, incluindo carteiras Bitcoin.

Fred Thiel, CEO da especialista em mineração de criptomoedas Marathon Digital Holdings, disse:

Cada instituição financeira, cada login em seu telefone. Tudo é baseado em criptografia assimétrica, que é suscetível a hackers com um computador quântico.

Não há preocupação por parte dos especialistas em criptomoedas em relação ao hacking quântico de carteiras de Bitcoin, uma vez que sente-se que ainda há tempo para se preparar.

Nic Carter, sócio fundador da Castle Island Ventures, disse que as interrupções quânticas seriam paulatinas, e não repentinas:

Não seria algo que aconteceria da noite para o dia; teríamos muitos avisos antecipados se a computação quântica (estivesse) atingindo o estágio de maturidade e sofisticação em que começaria a ameaçar os nossos principais activos digitais.

O tempo está a esgotar-se

Enquanto as instituições e o público não perceberem o risco que os seus activos digitais correm, o tempo vai escasseando cada vez mais.

O já citado CEO da Marathon Digital Holdings, Fred Thiel, disse que alguns países como a China, estariam capacitados para quebrar carteiras na blockchain se o governo possuísse um computador quântico.

O CEO da Marathon Digital Holdings também mencionou que o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos tem trabalhado em um novo padrão criptográfico para fortalecer a prova quântica.

Com base em informações da cobertura do CNBC, o algoritmo criptográfico quantum-safe, que é o primeiro padrão, chegará ao público possivelmente em 2024, momentos antes dos computadores quânticos poderem quebrar a criptografia do Bitcoin.

Assim que uma criptografia segura pós-quântica recém-padronizada for concluída, haverá uma migração em massa de activos digitais, disse Thorsten Groetker, CTO e um dos maiores especialistas na área de computação quântica.

O especialista disse mais:

Todos os que possuem Bitcoin ou Ethereum irão transferir [seus] fundos da identidade digital protegida com o tipo antigo de chave para uma nova carteira ou nova conta protegida com um novo tipo de chave, que será seguro.

Contudo, concluí-se que se não houver actualizações adequadas e eficientes baseadas em chaves mais fracas, os hackers ainda terão chances de atingir contas tradicionais.

As instituições devem bloquear toda a criptografia do tipo antigo e disponibilizar aos proprietários uma forma limitada de ter acesso.


LEIA TAMBÉM


A Nigéria terá Uma Moeda Digital Antes do Final do Ano, Afirma a Directora de T.I do CBN

Banco da Namíbia Avisa o Público Que Não Aceitará Reclamações Relacionadas à Criptomoedas

Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos como este por e-mail!

Share.

Alberto Mulonde é um escritor e editor angolano de conteúdos digitais, especificamente na Bitcoin Angola. Estudante de Engenharia Informática no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, com interesses no mercado financeiro e no universo das criptomoedas.

Leave A Reply

Exit mobile version