O que é CELO

Celo é uma plataforma que atua como uma infraestrutura de pagamento global para criptomoedas que visa atingir usuários móveis.

Criação da CELO

A Celo foi cofundada em 2017 por Rene Reinsberg e Marek Olszewski, que eram executivos da empresa de hospedagem na web GoDaddy, juntamente com Sep Kamvar e Marek Olszewski, professor do MIT e executivo do Google.

Entre 2018 e 2020, a Celo arrecadou mais de $ 46,5 milhões com a venda de cerca de 120 milhões de tokens CELO em vendas de tokens públicos e privados.

Os investidores notáveis incluem empresas de capital de risco a16z Crypto, General Catalyst e Social Capital.

Objetivos da CELO

O objetivo da Celo é que a atividade financeira seja acessível a qualquer pessoa em todo o mundo, graças à sua capacidade de enviar pagamentos de e para qualquer número de telefone no mundo.

Além dos pagamentos básicos, a Celo pode apoiar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados em seu blockchain.

Até agora, esses dapps incluem um que permite a qualquer pessoa contribuir para o esquema de renda básica universal de uma comunidade, bem como uma plataforma de crowdfunding para causas sociais.

Central para executar as operações em seu blockchain, a Celo opera dois tokens nativos:

CELO, um ativo de governança para votação de alterações no protocolo e Celo Dollars (cUSD), uma moeda estável que espelha o valor do dólar americano.

Funcionamento da CELO

A rede Celo conta com três colaboradores para ajudar a operar sua plataforma:

Clientes leves – aplicativos da Rede Celo executados nos dispositivos móveis do usuário, como a carteira móvel da Celo.

Validadores – Computadores que participam do mecanismo de consenso da Celo, validam transações e produzem novos blocos.

Validadores Inteiros – Computadores que atuam como ponte entre os nós validadores e as carteiras móveis, recebendo solicitações de clientes leves e encaminhando transações para nós validadores.

Digno de nota, o sistema da Celo exige que os nós validadores sejam votados pelos detentores de tokens CELO.

Tolerância a falhas bizantinas (BFT)
Central para a Celo é um mecanismo de governança de Prova de Participação, denominado Tolerância a Falhas Bizantinas (BFT), que mantém a rede distribuída de computadores em sincronia.

Para que os nós validadores acionem o blockchain e votem nas alterações, eles devem primeiro apostar um mínimo de 10.000 tokens CELO, o que significa que qualquer pessoa que possua o CELO pode ajudar a operar a rede.

Atualmente, existem apenas 100 nós validadores a qualquer momento, votados por todos os nós, e cada nó é subsequentemente recompensado com uma parte da recompensa do bloco por validar as transações.

Os nós completos recebem suas recompensas das taxas pagas pelos clientes leves.

cUSD – Uma característica fundamental da Celo é sua capacidade de operar stablecoins, como o cUSD, que oferece eficiência e transparência em transações criptográficas, ao mesmo tempo em que proporciona alívio da volatilidade desses ativos.

A Celo garante automaticamente que o valor de cada cUSD seja igual a um dólar americano usando o que eles chamam de reserva programática, uma reserva sobrecolateralizada que consiste em CELO e outras criptomoedas, como Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH).

Isso significa que o cUSD pode ser vendido por um valor equivalente a CELO e vice-versa.

No futuro, a Celo planeja permitir que os titulares da CELO proponham e votem na criação de stablecoins que reflitam o valor de outras moedas nacionais, como o euro ou o iene.

Utilidade da CELO

A criptomoeda CELO desempenha um papel fundamental na manutenção e operação da plataforma Celo, e pode ser usada para envio, recebimento, retenção e piquetagem.

Ao possuir e apostar tokens CELO, os usuários ganham a capacidade de votar em atualizações de rede, com cada voto sendo proporcional à quantidade de criptomoeda CELO que apostam, e os participantes receberão recompensas da rede por isso.

Como muitas outras criptomoedas, o fornecimento de tokens CELO é limitado, o que significa que de acordo com as regras do software, haverá apenas 1 bilhão de CELO.

Tokenomics da CELO

Segundo os dados da Coin Market Cap a CELO tem as seguintes características:

  • Classificação: N76? em Capitalização de Mercado
  • Capitalização de Mercado: $895 Milhões de Dólares
  • Volume em Circulação: 265 Milhões de CELO
  • Emissão Total: 1 Mil Milhões de CELO
  • Emissão Máxima: 1 Mil Milhões de CELO

LEIA TAMBÉM

Nova Legislação Alemã Estimula Investimentos em Criptomoedas

Equipa de Futebol Holandesa Receberá Pagamentos com Bitcoin (BTC)

Share.

1 comentário

  1. Pingback: Coinbase Provoca Implicitamente a Binance | Bitcoin Angola

Leave A Reply

Exit mobile version