A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse apelou que se aprovasse rápidamente a legislação de regulamentação das criptomoedas. O projecto da legislação Markets in Crypto Assets (MiCA) está em curso há vários anos e visa fornecer uma estrutura para regular amplamente o crescente mercado de criptomoedas.
A votação sobre a aprovação do projecto de lei para regulamentar as criptomoedas estava programada para ocorrer em 28 de fevereiro, mas o Parlamento Europeu decidiu adiar a data prevista.
Segundo a CoinDesk, o parlamento a alegou que a decisão deve-se às “críticas de que a equipa do projecto de lei poderia restringir demais ou até proibir o processo de prova de trabalho intensivo em energia que protege o Bitcoin (BTC)”.
Em entrevista à imprensa após uma reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia, Christine Lagarde, disse o seguinte:
“Sempre há maneiras criminosas de tentar contornar uma proibição, e é por isso que é tão importante que o MiCA seja aprovado o mais rápido possível para que tenhamos uma estrutura regulatória”.
Por outro lado, especula-se que a Rússia pode fazer uso de redes de criptomoedas para livrar-se das sanções financeiras impostas pela UE e pelos EUA, facto que reforça ainda mais a regulamentação das criptomoedas.
Tanto a UE e os EUA acreditam que as sanções financeiras colocadas à Rússia possam convençer o presidente russo, Vladimir Putin, a por um fim a guerra que ele deseja proclamar contra a Ucrânia.
LEIA TAMBÉM
Drake Presenteia Kodak Black Com 250 Mil Dólares em Bitcoin
Doações de Bitcoin Para Apoiar o Exército Ucraniano Sobem Para Mais de 4 Milhões de Dólares
Rússia deve recorrer a criptomoedas para combater as sanções do Ocidente