Johannes Gawaxab, governador do Banco Central da Namíbia (BON), disse que sua organização planeja lançar uma moeda digital do banco central (CBDC). O governador, no entanto, alerta que o lançamento pode ter implicações para a estabilidade financeira.
Banco Central da Namíbia Pesquisa CBDCs
O governador do BON, Johannes Gawaxab, confirmou recentemente que o banco central está a planejar lançar um CBDC. Ele confirmou que o BON já começou a pesquisar CBDCs que, segundo ele, agora são uma “realidade” que não pode ser ignorada.
Em comentários publicados pelo Namibia Daily News, Gawaxab deu a entender que o aumento do interesse em criptos de emissão privada pode ter forçado o banco central a agir. Ele disse:
O número e o valor das criptomoedas aumentaram, aumentando a possibilidade de um mundo financeiro operar fora do controle de governos e bancos centrais. Portanto, é necessário que os bancos centrais tenham uma agenda clara de moeda digital para reforçar a autoridade do Banco Central sobre o dinheiro e manter o controle sobre o sistema de pagamentos.
A Agenda da CBDC da Namíbia
Em relação à agenda de moeda digital proposta da Namíbia, Gawaxab é citado no relatório insistindo que tal agenda só deve ser aceita se for um produto de consultas entre governos, instituições financeiras e o público em geral.
Enquanto isso, o governador do BON sugeriu que, enquanto o banco central procura lançar o CBDC, os formuladores de políticas do país também devem estar cientes do impacto potencial na estabilidade financeira que vem com o lançamento de uma moeda digital.
Leia também: Banco da Namíbia Avisa o úblico Que Não Aceitará Reclamações Relacionadas à Criptomeodas
Leia também: Maior Plataforma de Pagamentos de África Junta-se ao PayPal
Leia também: SEC da Nigéria Sobre Bitcoin: “O Mundo não Pode Estar Avançar e nós Estarmos Estáticos”