O presidente Faustin-Archange Touadéra, da República Centro-Africana (CAR), lançou a Sango Coin como a criptomoeda nacional do país em um evento virtual transmitido no domingo. Apelidado de “Sango Genesis Event”, o presidente do país listou planos para o uso de bitcoin e criptomoedas.
Sango Coin será a moeda da próxima geração para a República Centro-Africana”, afirmou o presidente Touadéra em seu discurso.
O país planeja usar a Sango Coin para criar uma economia baseada em criptomoedas impulsionada pelo investimento privado. Este centro econômico digital também inclui a criação de uma “ilha criptográfica” no rio Oubangui.
Hervé Ndoba, ministro das Finanças do país, também compareceu ao evento e afirmou que a criptomoeda nacional é lastreada em bitcoin. No entanto, não está clara a natureza exata do suporte de bitcoin para a Sango Coin.
Segundo o presidente Touadéra, a Sango Coin funcionará como a “porta de entrada para os recursos naturais da República Centro-Africana”. O governo da CAR anunciou anteriormente planos para tokenizar os recursos naturais do país , incluindo petróleo, diamantes e cobre.
Além de introduzir a Sango Coin, o governo Touadéra diz que quer adotar a tecnologia blockchain para renovar a arquitetura digital do país. O governo do CAR planeja usar blockchain para digitalizar seu sistema de registro de terras. O país africano sem litoral se tornou o primeiro do continente a reconhecer o bitcoin como moeda oficial em abril.
LEIA TAMBÉM
Senadora Mexicana Propõe Legalização do Bitcoin
Demanda de Mineração de Criptomoedas Diminui, Preços dos Cartões de Jogo Nvidia Caem