O mundo das finanças funciona com liquidez. Sem fundos disponíveis, os sistemas financeiros param. DeFi, ou finanças descentralizadas é um termo genérico usado para serviços e produtos financeiros na blockchain.
As atividades DeFi , como empréstimos, empréstimos ou troca de tokens, dependem de contratos inteligentes – partes de códigos autoexecutáveis. Os usuários dos protocolos DeFi “bloqueiam” criptomoedas nesses contratos, chamados pools de liquidez, para que outros possam usá-los.
As pools de liquidez são uma inovação da indústria de criptomoedas, sem equivalente imediato nas finanças tradicionais. Além de fornecer uma linha de vida para as principais atividades do protocolo DeFi, as pools de liquidez também servem como focos para investidores com apetite por alto risco e alta recompensa.
Como funcionam as pools de liquidez?
Olha além da linguagem técnica e você descobrirá que a lógica básica das pools de liquidez é intuitiva. Para que qualquer atividade econômica aconteça em DeFi, é necessário que haja criptomoeda. E essa criptomoeda precisa ser fornecida de alguma forma, que é exatamente o que as pools de liquidez devem fazer. Esse papel é desempenhado por livros de pedidos e marcadores de mercado em exchanges centralizadas, mas essa é uma história diferente.
Quando alguém vende o token A para comprar o token B em uma exchange descentralizada, eles contam com tokens na pool de liquidez A/B fornecidos por outros usuários. Quando eles compram tokens B, agora haverá menos tokens B na pool e o preço da B aumentará. Isso é simples economia de oferta/demanda.
As pools de liquidez são contratos inteligentes contendo criptomoedas bloqueadas que foram fornecidos pelos usuários da plataforma. Eles são autoexecutáveis ??e não precisam de intermediários para fazê-los funcionar. Eles são suportados por outros códigos, como os criadores de mercado automatizados (AMMs), que ajudam a manter o equilíbrio nas pools de liquidez por meio de fórmulas matemáticas.
Por que a baixa liquidez é um problema?
Baixa liquidez leva a alta derrapagem – uma grande diferença entre o preço esperado de uma negociação de uma criptomoeda e o preço pelo qual ela é realmente executada. A baixa liquidez resulta em alta derrapagem porque as mudanças da criptomoeda em um pool, como resultado de uma exchange ou qualquer outra atividade, causam maiores desequilíbrios quando há tão poucas criptomoedas bloqueados em pools. Quando a pool é altamente líquida, os traders não experimentam muita derrapagem.
Mas alta derrapagem não é o pior cenário possível. Se não houver liquidez suficiente para um determinado par de negociação (digamos, ETH para COMP) em todos os protocolos, os usuários ficarão presos a criptomoedas que não podem vender. Isso é basicamente o que acontece com lançamento de projectos de criptomoedas fradulentos, mas também pode acontecer naturalmente se o mercado não fornecer liquidez suficiente.
Quanta liquidez existe no DeFi?
A liquidez no DeFi é normalmente expressa em termos de “valor total bloqueado”, que mede quantas unidades de criptomoedas é confiada aos protocolos. Em março de 2023, o TVL em todo o DeFi era de US$ 50 bilhões, de acordo com o site de métricas DeFi Llama .
O TVL também ajuda a capturar o rápido crescimento do DeFi: no início de 2020, os protocolos baseados em Ethereum registraram um TVL de apenas US$ 1 bilhão.
Por que fornecer liquidez a um pool?
Para os investidores, a provisão de liquidez pode ser lucrativa. Os protocolos incentivam os provedores de liquidez por meio de recompensas de criptomoedas.
Essa estrutura de incentivo deu origem a uma estratégia de investimento em cripto conhecida como colheita de rendimentos , em que os usuários movem ativos em diferentes protocolos para se beneficiar dos rendimentos antes que eles se esgotem.
A maioria das pools de liquidez também fornece tokens LP, uma espécie de recibo, que pode ser posteriormente trocado por recompensas da pool – proporcional à liquidez fornecida. Às vezes, os investidores podem apostar tokens LP em outros protocolos para gerar ainda mais rendimentos.
Cuidado com os riscos, no entanto. As pools de liquidez são propensos a perdas impermanentes , um termo para quando a proporção de criptomoedas em uma pool de liquidez (por exemplo, divisão 50:50 de ETH/USDT) torna-se desigual devido a mudanças significativas de preço. Isso pode resultar na perda de seus fundos investidos.
Pools de liquidez
- 1inch – um agregador de câmbio descentralizado que funciona em várias cadeias
- Aave – uma plataforma de empréstimo descentralizada
- Uniswap – uma Exchange descentralizada para troca de criptomoedas baseadas em Ethereum
Como você pode adicionar liquidez em uma pool?
Em termos gerais, existem duas maneiras de adicionar liquidez.
Se você deseja adicionar fundos diretamente a uma pool de liquidez, como o pool de liquidez ETH/USDC na SushiSwap , você precisará ter quantidades iguais de ETH e USDC, que você pode trocar usando qualquer exchange descentralizada.
Você geralmente precisa de um par igual de tokens porque a negociação, o empréstimo e a maioria das outras atividades em DeFi são quase sempre bilaterais – você troca ETH por USDC, empresta DAI contra ETH e assim por diante. Como resultado, a maioria dos protocolos exige que os provedores de liquidez prometam o valor equivalente (50/50) de dois criptoativos aos pools disponíveis para que um par equilibrado possa ser mantido. (Balancer adotou uma abordagem inovadora, permitindo até oito tokens em um pool de liquidez.)
Mas também há uma maneira menos complicada.
Você pode “zap” em um pool de liquidez – adicionando liquidez em apenas uma transação por meio de plataformas como Zapper, que inventou o conceito em 2020. Basta acessar zapper.fi e conectar sua carteira. Clique em “pools” para listar os pools de liquidez disponíveis para entrar e sair. Adicione liquidez ao pool usando qualquer ativo que você tenha. O Zapper irá trocá-los em partes iguais do par relevante. Isso economiza algumas transações separadas!
Leia também: PAPSS: O Sistema de Pagamentos Que Quer Eliminar o Dólar, Euro e Yuan em África
Leia também: O Que São Stablecoins e Como Usá-los?