A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo submeteu na quinta-feira para o pedido de ETF de bitcoin à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), reportou a Bloomberg. O ETF terá o nome de  iShares Bitcoin Trust e contará com a Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos EUA, como custodiante. O mesmo, se lançado, será negociado na Nasdaq.

Este é pelo menos o 33ª pedido feito por uma Instituição para um ETF de bitcoin, de acordo com um levantamento da Bloomberg Intelligence. Mas os pedidos têm enfrentado oposição dos reguladores, que no passado citaram preocupações de mercado e falta de proteção aos investidores, entre outras coisas. A SEC, por outro lado, está processando a Coinbase, alegando que a mesma opera como uma corretora ilegal. A empresa disse que a falta de regras claras para a indústria de ativos digitais está prejudicando a competitividade económica dos Estados Unidos.

O que é um ETF?

Um exchange-traded fund (ETF), ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. Um ETF também pode ser chamado de fundo de índice. A maioria dos ETFs acompanham um índice, como um índice de ações ou índice de títulos. Os ETFs podem ser atraentes como investimentos por causa de seus baixos custos, eficiência tributária e recursos semelhantes a ações.

Anúncio do ETF de Bitcoin da BlackRock Valoriza o Preço da Moeda

 

Preço do Bitcoin nas últimas 24h. Fonte: CoinMarketCap

 

Os defensores de bitcoin têm argumentado há muito tempo que tal produto deveria estar disponível para negociação. O pedido parece ter elevado o preço do Bitcoin, que ganhou cerca de 2,7% para cerca de US$ 25.620 após a divulgação da notícia. O maior ativo digital por valor de mercado tinha tocado US$ 24.770 mais cedo, o menor valor desde março.

“Entramos com um pedido de registro na SEC e, devido às restrições de arquivo regulatório, não podemos fornecer mais comentários”, disse uma porta-voz da BlackRock em um comunicado enviado por e-mail.

A tentativa da BlackRock de um ETF de Bitcoin à vista chega em meio à batalha legal de alto perfil da gestora de ativos digitais Grayscale Investments LLC com a SEC. A Grayscale processou o regulador depois que ele negou uma proposta para converter o Grayscale Bitcoin Trust em um ETF fisicamente lastreado, citando preocupações de fraude e manipulação relacionadas ao mercado subjacente.

BlackRock e Seu Interesse em Bitcoin e Outras Criptomoedas

A BlackRock tem negociações anteriores com o espaço cripto. A empresa havia se associado à Coinbase para facilitar para os investidores institucionais gerenciar e negociar bitcoin.

Além da BlackRock, mais recentemente, o emissor de produtos negociados em bolsa de criptomoedas 21Shares, em parceria com a ARK Investment Management de Cathie Wood, reapresentou um pedido para um ETF de Bitcoin Spot, argumentando que tal fundo ofereceria proteções aos investidores dos EUA que atualmente não existem.

Sobre a BlackRock

A BlackRock, Inc é uma empresa de investimentos multinacional estadunidense, sendo desde 2009 a maior em gestão de ativos no mundo. Está sediada em Nova York e opera principalmente em ativos e gestão de riscos. A empresa gere mais de $ 9 Trilhões de dólares em ativos.

 

Leia também: SEC e Binance Negociam Para Evitar Congelamento dos Activos dos Clientes

Leia também: SEC Processa Coinbase por Operar Como Corretora Não Registrada

Share.

Estudante de Gestão em Portugal com background em Ciências da Computação da UAN. Amante de Criptomoedas e da Tecnologia Blockchain. Fundador do Bitcoin Angola e Apaixonado Pela Descentralização que a Tecnologia Blockchain Proporciona Para os Países Africanos, em Especial - Angola.

Leave A Reply

Exit mobile version