Yves Mersch, membro do comitê executivo da Comissão Europeia, declarou na conferência virtual Consensus 2020 que o Banco Central Europeu está trabalhando na entrega de uma moeda digital.
“De acordo com um estudo realizado em 66 bancos centrais, cerca de 80% deles estão trabalhando em moedas digitais”, disse Yves durante a conferência.
Segundo suas palavras, o BCE disponibilizou uma Task Force para o desenho de um Banco Central de Moeda Digital o “CBDC” a ser colocado no Eurosístema para não ser despreparado.
Na Europa, cerca de 76% dos pagamentos são em notas
No entanto, a Europa ainda está ancorada ao dinheiro, pois ultimamente cerca de 76% das transações ocorrem em notas e, quando uma crise econômica ocorre historicamente, foi demonstrado que o uso do dinheiro aumenta.
Por exemplo, em março de 2020, o dinheiro fisico chegou a 19 bilhões de euros em circulação quando a pandemia estava ao seu princípio.
Mas os cidadãos decidem quais métodos de pagamento usar visto que o BCE emite dinheiro para atender às necessidades deste último e não faz nada além de apoiá-los.
Prós e contras
A moeda digital deve ter o mesmo procedimento relacionado às notas e moedas e, para ser uma moeda digital, deve ter Tokens Digitais que também estão disponíveis offline e que são completamente anônimos.
Contas externas devem ser criadas e todas as transações analisadas para defesa contra lavagem de dinheiro. Essa alternativa ao Token digital faria com que o sistema se tornasse muito centralizado, e ao fazê-lo substituiria gradualmente os papéis dos bancos comerciais.
Leia Também: JP Morgancolaborará com as exchange de Gemini e Coinbase
Leia Também: Cartão De credito em Angola
Leia Também: Cartão De credito em Angola